menu

Brasil

22/10/2014


Prefeito inaugura Centro Cultural de Aracaju

Sergipe

Foi ao som da Orquestra Sinfônica da Cidade de Aracaju (Oscar), que a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), inaugurou e entregou para a sociedade sergipana, na noite desta segunda (20), o Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, Centro da cidade. Uma obra grandiosa, com o investimento de R$ 3,7 milhões, resgata a importância do Centro Histórico para o Estado de Sergipe e especialmente para a capital.
O prefeito João Alves Filho, durante a inauguração, lembrou a época em que ali funcionava a alfândega, onde hoje está refletida a própria história de Aracaju. “Aqui o Sebastião Pirro, que foi o grande arquiteto e urbanista que planejou a nossa capital, previu esse local como o marco zero da cidade. Hoje o transformamos em um local de cultura que envolve não só o museu, mas toda a história de Aracaju. Teremos um setor, que me apaixona em particular, que é voltado para ensinar aos jovens aulas de música. Teremos teatro de bom nível, cinema, enfim, muitas áreas da cultura que iremos atingir e isso é muito bom para a nossa cidade. Aqueles que não cuidam da cidade estão condenados a repetir os seus erros, por isso é fundamental que a gente mantenha a memória viva, especialmente para as novas gerações,” relata.
Para Aglaé Fontes, vice-presidente da Funcaju, a construção do Centro Cultural é uma responsabilidade muito grande. “A gente trabalhou muito há mais de um ano organizando como seria este centro, durante muito tempo diversas ideias foram surgindo. Sendo um Centro Cultural podemos abranger diversas áreas, como o museu, biblioteca, temos um teatro, um local de exibição cinematográfica com 90 lugares, temos um núcleo digital, sala de cultura popular, então é muito mais diverso por ter várias vertentes. É também um chamamento muito grande para os jovens”, afirma.
Segundo Igor Albuquerque, secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, os recursos investidos estão servindo para valorizar a região central. “Os investimentos que estão sendo entregues hoje para a população de Aracaju são da ordem de pouco mais de R$3.700,000,00, um investimento substancial e relevante para que a população possa contar com mais esse espaço de Cultura na cidade de Aracaju, requalificando também o centro da cidade, uma área comercial que passa a contar com esse espaço de cultura e criando um novo atrativo turístico”, ressalta.
O secretário de Infraestrutura, Luiz Durval, afirma que “esta é uma obra com características especial por ser uma obra de restauro e não uma obra de reforma, para aqueles que eventualmente desconheçam o significado, numa obra de reforma podemos mudar a estrutura, trocar paredes de lugar e fazer diversas modificações, enquanto numa obra de restauro se procura preservar a edificação original. Eu falo isso porque alguém pode estranhar a conservação de alguns itens, que aparentemente não teriam sido observados, mas tudo foi observado detalhadamente pelo IPHAN e Subpac”, afirma.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o Secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o secretario de Comunicação, Carlos Batalha, o Secretário de Infraestrutura, Luiz Durval, o Secretário de Indústria Comércio e Turismo, Walker Carvalho, o secretario do Esporte e lazer, Carlos Eloy, o Secretário de Cultura, Léo Viana, a secretaria de Educação, Márcia Valéria, o Secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, a Secretário de ação Social e cidadania, Selma Mesquita. A vice-presidente da Fundat, Aglaé Fontes, o presidente da SMTT, Nelson Felipe, a Presidente da Emurb, Socorro Cacho, o Presidente da Ensurb, Edson Leal. Os vereadores Ivaldo José, Vinícius Porto, Agamenon Sobral, Anderson de Tuca, Valdir Santos, Roberto Moraes e Josenito Vitale. Além do ex-governador Albano Franco, a Deputada Estadual Angélica Guimarães, o Deputado Federal Laércio Oliveira e da Senadora Maria do Carmo Alves.
Fonte: AAN

Notícias relacionadas