menu

18/03/2019


Prefeitos do Nordeste lançam ‘Carta de Teresina’ pontuando propostas para Bolsonaro

Mais de 1.700 gestores da região se reúnem no Piauí para definir pauta de reivindicações a ser entregue à Presidência, ao Congresso Nacional e ao STF

Nordeste estiveram reunidos nesta segunda-feira (18), em Teresina (PI), para o I Encontro de Associações de Municípios do Nordeste Brasileiro. Durante o evento, os prefeitos anunciaram a Carta de Teresina, que deve ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante a XXII Marcha a Brasília, que acontece de 8 a 11 de abril. Entre as propostas apresentadas no documento, os gestores querem receber o 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro.

Os prefeitos também discutiram no encontro a proposta do presidente Bolsonaro que descentraliza os programas de saúde e os royalties de petróleo, que nunca foram recebidos e estão parados há seis anos no Supremo Tribunal Federal. Por Alagoas, a representação ficou por conta do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas, e Rosiana Beltrão, prefeita de Feliz Deserto e representante do Nordeste na Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Para Jonas Moura, presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a ‘Carta de Teresina’ busca fortalecer as pautas prioritárias para o Nordeste. “Queremos, com isso, levar até o governo federal as reivindicações e expectativas dos prefeitos nordestinos, que lutam por melhores condições de governabilidade e um pacto federativo mais justo e igualitário”, destaca.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, também está no Piauí. “É extremamente importante porque tem pautas que começam a tramitar no Congresso Nacional e que vão mexer muito com a vida das pessoas e com os municípios de todo o país. Estou falando de nova Previdência, que nós apoiamos. Evidentemente que precisamos mexer em alguns pontos”, disse Aroldi.

A região Nordeste representa 32,21% do território brasileiro e os nove estados que a compõe possui 1.794 municípios.

* Fonte: Gazetaweb.globo.com

Notícias relacionadas