menu

Paraíba

21/09/2013


Prefeitura de João Pessoa reforça reestruturação da saúde com R$ 579 mil

Paraíba

O prefeito Luciano Cartaxo assinou, na manhã desta sexta-feira (20), a ordem de serviço para a construção da sexta Unidade de Saúde da Família (USF) em menos de um ano. A USF Parque do Sol ficará localizada no bairro de Gramame e vai agregar duas equipes de saúde da família, atendendo mais de oito mil pessoas. A obra está orçada em R$ 579 mil, unindo recursos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

“Estamos aqui para viabilizar o cumprimento de mais este compromisso”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos empenhados no nosso objetivo de reestruturar a saúde e vamos construir um serviço na nossa cidade com o foco principal de atender bem as pessoas que mais precisa”, complementou.

O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, falou sobre a determinação do prefeito em destravar o andamento da implantação da unidade. “Estamos aqui hoje pelo fato de existir uma grande vontade de fazer a saúde funcionar cada vez melhor. Estamos trabalhando para que a cidade cresça e que a população cresça junto com ela”, afirmou.

A assinatura da ordem de serviço ainda foi acompanhada pelo deputado estadual João Gonçalves e pelos vereadores Marmuthe Cavalcante, Marco Antônio, Santino e João dos Santos.

Conquista – A população presente falou sobre a luta que vinha sendo travada há anos para a viabilização desta obra. De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Parque do Sol, Sérgio de

Melo, o momento é uma grande conquista. “Aguardamos por muito tempo, mas graças ao prefeito Luciano Cartaxo, podemos comemorar este presente hoje”, declarou.

A moradora Maria Celeste, de 78 anos, falou sobre a importância da obra para a comunidade. “O bairro tem uma população idosa muito grande e que precisa de atenção permanente. Antes tínhamos que ir até um local quase improvisado, mas agora podemos ter a certeza de que vamos ter a nossa própria unidade”, afirmou.

A unidade também oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A USF Parque do Sol disponibilizará ainda atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade.

Sexta unidade – Com essa assinatura, Luciano Cartaxo garante o andamento das obras de seis Unidades de Saúde da Família na Capital. Até hoje, o prefeito já autorizou a construção das unidades do Valentina, da comunidade Doce Mãe de Deus, do Distrito Mecânico, do Vale das Palmeiras e da comunidade do Timbó.

Além disso, o prefeito já entregou as obras de reforma e ampliação de mais quatro USFs. A população dos bairros do Geisel, Castelo Branco, Distrito Industrial e Torre já está sendo atendida em unidades requalificadas e preparadas para garantir o conforto dos usuários e dos profissionais da saúde.

Notícias relacionadas