menu

Pernambuco

07/06/2016


Presídio de PE receberá visita Corte Interamericana Direitos Humanos

O Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, será o primeiro complexo prisional do Brasil a receber a visita da Corte Interamericana de Direitos Humanos para inspeção. Nesta quarta-feira (8), integrantes da instituição ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA) visitarão as instalações das unidades prisionais após o Estado Brasileiro, em 2011, ser processado por problemas de superlotação, tortura, assassinatos e corrupção dentro das unidades de detenção.

Em 14 de outubro do ano passado, a Corte ordenou ao País a implementação de novas medidas para acabar com os problemas. A ação que deu origem ao processo na corte foi feita pela coalizão formada entre Pastoral Carcerária, o Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões (SEMPRI), a Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard.

Pela manhã desta quarta, representantes da coalização e do Estado estarão reunidos com membros da Corte e também da Comissão Interamericana de Direitos Humanos antes de realizarem a visita.

O complexo, que abriga três unidades prisionais, é alvo de impasse entre o governo de Pernambuco e os moradores do entorno dos presídios. A proximidade entre as penitenciárias e à malha urbana do bairro do Curado fazem que os moradores estejam sempre em risco nas frequentes explosões e fugas.

JC Online

Notícias relacionadas