menu

Brasil

15/07/2014


Programa Cisternas RN assina novas ordens de serviço

Rio Grande do Norte

Na próxima terça-feira (15), Governo Federal e Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), assinam as novas ordens de serviço que darão andamento ao Programa Cisternas Rio Grande do Norte – 1ª e 2ª Água. O evento será realizado no auditório da Escola de Governo, a partir das 10h, com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, da secretária-adjunta da Sethas, Paula Valéria, gestores municipais e representantes das entidades parceiras.

O Cisternas RN já atua no Estado, beneficiando famílias e ajudando no combate aos efeitos da seca. No convênio passado, o programa proporcionou a entrega de 3.100 reservatórios de água em 47 municípios, um investimento de R$ 4,7 milhões. Nessa nova etapa, serão construídas mais de nove mil cisternas, divididas entre reservatórios de água para consumo (1ª água) e para produção e criação de animais (2ª água), em 82 municípios potiguares, totalizando um investimento de mais de R$ 43 milhões.

As cisternas serão construídas no esquema de lotes divididos por regiões, sendo elas: Sertão do Apodi, Seridó, Sertão Central, Mato Grande, Litoral Norte e Sul, Assu-Mossoró, Potengi, Alto Oeste, Trairí, Agreste, Seridó Oriental, Médio Oeste e Microrregião de Mossoró. Para a secretária-adjunta da Sethas, Paula Valéria, esse é mais um convênio que vai trazer muitos benefícios para os norte-rio-grandenses.

“O programa Cisternas RN amplia as condições de acesso à água e diminui o sofrimento das centenas de famílias atingidas todos os anos pela seca que castiga o Estado”, explicou. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a captação da água da chuva, armazenada no reservatório de 16 mil litros, é capaz de abastecer uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de cerca de oito meses.

(Governo do Estado do Rio Grande do Norte)

Notícias relacionadas