menu

Ceará

12/09/2017


Projeto busca iniciativas positivas para Fortaleza para financiamento coletivo

O que você pensa em fazer para transformar Fortaleza em um lugar melhor para se viver? Aquela ideia para impactar positivamente a vida cotidiana da Capital pode ser desengavetada e receber financiamento coletivo a partir de um jantar marcado para o dia 10 de outubro, na primeira edição do Fortaleza Soup. As inscrições dos projetos que serão avaliados seguem até quarta-feira, dia 13. Quatro finalistas serão apresentados durante o jantar, quando os “convidados” votarão na melhor iniciativa.

O jantar, cuja inscrição custa R$ 20, será na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc), no Benfica. A programação artística e cultural da noite está sendo organizada.
Esta é a primeira edição brasileira doprojeto de microfinanciamento e debate de ideias para a Cidade nascido nos Estados Unidos, em 2010. As ideias inscritas podem ser, por exemplo, para castração de gatos abandonados, grafitagemde um muro ou lançamento de um livro sobre o turismo na Cidade. Startups, empreendedores individuais, negócios sociais, projetos artísticos… Todos são aceitos. O segmento não importa: o fundamental é serem iniciativas de transformação da comunidade. A melhor será a vencedora.
O arquiteto e urbanista José Otávio Braga é o idealizador da ação na Capital. Fortalezense morando em Portugal, ele participou por lá da organização do Aveiro Soup, em fevereiro – cuja iniciativa mais votada foi uma ópera de rua. De férias na Capital cearense, resolveu trazer o projeto para cá. Com ele, outros 13 voluntários estão na organização.
Todo o jantar é organizado com apoio de patrocinadores. O valor somado com os ingressos será convertido no prêmio para o projeto vencedor.
A seleção
José Otávio explica que todas as iniciativas inscritas serão avaliadas pela comissão organizadora. Oito delas serão apresentadas pelos idealizadores, presencialmente, à comissão, que vai selecionar as quatro ideias que se apresentarão para os participantes do jantar. São esses participantes que votarão, durante a noite, para selecionar o projeto premiado.
No jantar, além de sopa – alimento que dá nome ao evento – serão servidos entrada, prato principal e sobremesa. Haverá opção vegana. A organização pede ainda que, interessados, levem alimentos para o compartilhamento na noite.
SERVIÇO
Fortaleza Soup
Quando: as inscrições de projetos seguem até o dia 13 de setembro. O jantar para escolha da iniciativa vencedora será no dia 10 de outubro, às 19 horas, na sede da Adufc (Av. da Universidade, 2346, Benfica)
Quanto: o envio de propostas é gratuito, mas não dá acesso ao jantar. Para isso, deve-se adquirir o ingresso, no valor de R$ 20 (com direito à alimentação e ao voto). O ingresso pode ser adquirido em fortalezasoup.com/inscricoes
Mais informações: fortalezasoup.com/sobre e soup.fortaleza@gmail.com
Veja como foi o Aveiro Soup em fevereiro deste ano
 O Povo Online

Notícias relacionadas