menu

Sergipe

03/10/2017


Projeto é escolhido pelo BID e terá empréstimo de US$ 75 milhões

O projeto da Prefeitura de Aracaju apresentado ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) foi um dos selecionados para ser analisado pela diretoria da instituição, que fica sediada nos Estados Unidos. Em reunião na manhã desta sexta-feira, 29, o prefeito Edvaldo Nogueira e o chefe de equipe de operação de crédito para Aracaju, Jason Hobbs, assinaram um documento com todo o detalhamento da nova estruturação do pedido de empréstimo de 75 milhões de dólares, recursos que, se liberados, serão convertidos em ações e obras na capital sergipana.

“O nosso projeto foi redimensionado, ficou muito bem feito e está dentro dos padrões estabelecidos pelo BID. Além disso, foi fundamental a viagem que fiz aos Estados Unidos, para participar do fórum do banco no início deste mês, pois fortalecemos o nosso diálogo com a direção da instituição e ainda inserimos Aracaju na rede mundial de cidades inteligentes, competitivas e sustentáveis. Estou muito feliz com o fato de nosso projeto ter sido selecionado entre as propostas do Brasil. Ainda faltam muitas etapas para que o empréstimo se efetive, mas demos hoje um importante passo”, afirmou o prefeito.

Edvaldo e Jason Hobbs assinaram um documento denominado “Ajuda Memória Missão Especial”, que é uma espécie de ata, com todas as informações do que foi acordado em relação ao pedido de empréstimo. De acordo com Edvaldo, o projeto prevê ações e obras de infraestrutura, mobilidade urbana, requalificação ambiental e projetos sociais em vários bairros da cidade. A seleção do pedido foi o primeiro passo no processo de aprovação do empréstimo. Agora, a proposta passará pelo crivo do presidente e dos diretores do banco.

No início de setembro, nos dias 6 e 7, Edvaldo esteve em Washington, nos Estados Unidos, participando de um fórum sobre cidades competitivas, realizado pelo BID, quando se encontrou com o presidente do banco, Luis Alberto Moreno. Esta viagem foi fundamental neste processo de seleção da proposta de Aracaju.

Desde que assumiu a prefeitura, em janeiro deste ano, o prefeito determinou aos seus auxiliares um estudo aprofundado dos projetos existentes com o BID, para viabilizar a retomada de obras e criar as condições para a tomada de um novo empréstimo. Edvaldo já havia se reunido com dirigentes do Banco Interamericano. Em junho, ele recebeu Jason Hobbs em seu gabinete, quando trataram de projetos e obras.

“Estamos atualizando sobre a operação de crédito para Aracaju, uma que, através do BID, varias intervenções já ocorreram dentro do município. Agora, queremos dar seguimento aos projetos, para finalizar todas as obras e alinhar a nova operação”, explicou Hobbs.

Brasil 247

Notícias relacionadas