menu

Piauí

06/06/2016


Quase 64 mil motoristas estão com a sua habilitação vencida no Estado

Quase 64 mil motoristas do Piauí estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, de acordo com um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Destes, 40 mil são da capital, e os demais do interior do estado. O órgão destaca que dirigir com habilitação vencida é considerado infração gravíssima sujeito a multa e menos sete pontos na carteira.

“É importante que todo motorista esteja sempre atento à data de validade da CNH. Mesmo que o prazo para renovação expire, o motorista pode dirigir com ela vencida por mais 30 dias. Após esse prazo, se o condutor for pego dirigindo com a habilitação vencida estará sujeito a multa gravíssima, no valor de R$ 191,54, com a penalidade de sete pontos na carteira e apreensão da CNH. O veículo também é apreendido e só pode ser retirado por alguém habilitado”, explica o diretor de Habilitação do Detran, Carlos Ferreira.

Mesmo com os riscos, muitos desafiam a fiscalização e andam irregularmente. É o caso do farmacêutico Flávio Bispo, que tinha ciência do vencimento do documento, todavia, arriscou. “Passei três meses dirigindo com o documento vencido quando fui parado em uma blitz. Doeu no bolso, porque ainda peguei uma multa. Mas agora estou precavido e, procuro sempre andar com os documentos em dia”, comentou o condutor.

O Detran-PI está buscando melhorar a comunicação com os condutores, estudando alternativas como enviar uma carta lembrete aos condutores com carteira vencida ou a vencer.

180 Graus

Notícias relacionadas