menu

Sergipe

31/03/2015


Radares eletrônicos vão voltar às vias de Aracaju

Em, no máximo, 45 dias, o consórcio formado pelas empresas Perkons e Velsis já estará colocando em funcionamento os radares eletrônicos nas principais vias de Aracaju. A informação é do diretor de planejamento e sistemas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Francisco Navarro. Inicialmente está prevista a instalação definitiva de cerca de 70 equipamentos.


“Já foi homologado o consórcio e a ata será publicada na próxima semana. Daqui a, no máximo, 15 dias, será assinado o contrato com o consórcio formado pelas duas empresas que terá 30 dias para instalação dos equipamentos”, disse Navarro, que o período agora é de finalização dos estudos técnicos como prevê resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ele lembra que após aferição do Inmetro, os equipamentos estarão registrando as infrações.

O edital prevê a colocação de radares e lombadas eletrônicas que, dessa vez, terão uma série de inovações, se comparadas com aqueles instaladas na administração do então prefeito Edvaldo Nogueira. O diferencial é que estes equipamentos fornecerão dados estatísticos a respeito do trânsito, a exemplo de quantos carros passam na avenida que está monitorada. Esse dado vai permitir que a SMTT faça as modificações para melhorar a fluidez do trânsito.
Os equipamentos farão o cálculo da trajetória, e painéis a serem instalados em locais visíveis indicarão para os motoristas qual o melhor trajeto a ser feito para determinado local. “Deveremos espalhar dez painéis em pontos estratégicos”, afirmou.

Pontos
Navarro informou que os pontos onde serão instalados os radares são os previstos no edital. Ele disse que ainda há estudos de análise dos locais, porém citou algumas vias que terão os equipamentos instalados. Na Avenida Maranhão, em frente à Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, instalação de lombada eletrônica; na Avenida Beira Mar, próximo ao Palácio do Veraneio, chamada “curva da morte”, será implantada também uma lombada; radar de velocidade (pardal) no semáforo nas proximidades do supermercado Makro, na Avenida Tancredo Neves; além de um pardal na curva em frente ao Parque dos Cajueiros.
Existe ainda as possibilidades de instalação de lombadas eletrônicas nas duas vias nas proximidades do Iate Clube; como também uma lombada eletrônica na Avenida Paulo VI, no Bairro Inácio Barbosa, que dá acesso à ponte Gilberto Vila Nova (Conjunto Augusto Franco). 

 

Jornal da Cidade

Notícias relacionadas