menu

Alagoas

16/05/2016


Renan Filho propõe reunião de governadores do Nordeste com Temer

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), defende um encontro entre os governadores do Nordeste e o presidente interino, Michel Temer (PMDB), para debater a pauta da região. O chefe do Poder Executivo alagoano acredita que, com o encontro com o presidente, uma saída para os problemas dos estados da região Nordeste, sobretudo, a renegociação das dívidas com a União, possa ser discutida.

Para o governador, o momento atual é de muita preocupação, mas é importante que haja uma consenso que busque o melhor para o país, em um espaço de tempo curto.

"A União precisa enfrentar a crise, mas os estados precisam ter autonomia para poder enfrentá-la, de maneira que isso tudo precisa voltar a ser discutido para que entendamos o que pensa o novo Governo Federal e, a partir daí, tomemos as nossas decisões", declarou Renan Filho.

De acordo com o governador, Alagoas tem uma pauta robusta que precisa de encaminhamentos para que os outros estados também possam enfrentar a crise com autonomia. Atualmente, o estado paga por mês à União cerca de R$ 53 milhões de juros, de uma dívida global que ultrapassa os R$ 8 bilhões.

Diante do apelo dos governadores e prefeitos, o presidente interino já manifestou a intenção de garantir uma repactuação das dívidas, possibilitando, com isso, que os gestores tenham a capacidade de investir recursos nas administrações locais. Contudo, com a necessidade de cortar gastos da máquina pública, Temer não demostrou qual será o caminho para o objetivo em comum.

Notícias relacionadas