menu

Brasil

09/01/2014


Revista NORDESTE faz raio X da Integração do São Francisco

VEM AÍ

O projeto que promete reforçar o suprimento hídrico dos estados e garantir água para os períodos mais secos nos municípios do semiárido nordestino está prestes a se tornar realidade. Antes de terminar 2013, o ministro em exercício da Integração Nacional, Francisco Teixeira, apresentou um balanço sobre a atual situação das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Em vistoria, avisou que a transposição será finalizada até o final de 2015 e que, antes disso, correrá água em algum trecho do canal. “Nós queremos que até o final de 2014 tenhamos algum trecho do canal com água. A nossa meta é termos, pelo menos 100 quilômetros de canal prontos e parte deles com água”, afirma Teixeira.

Para dar celeridade às obras, o Ministério da Integração intensificou o trabalho na principal estação de bombeamento, localizada no Eixo norte do rio e próximo a Cabrobó (PE). De lá, a água percorrerá 402 quilômetros até chegar a cidades do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. “As obras obedecem ao novo cronograma implantado em 2011. O Ministério ainda prevê a entrega de 100 km de água em cada Eixo do empreendimento até o final do próximo ano”, reitera Teixeira.

Ele assegura que o projeto está em andamento e já conta com investimentos da ordem de R$ 4 bilhões. Afirma ainda que a obra apresenta 51,3 % de execução (o Eixo Norte tem 48,8% e o Eixo Leste 54,8%), com mais de 7.816 trabalhadores empregados. “Os novos empregos são fruto das 15 ordens de serviço que o Ministério emitiu para a retomada e remobilização dos serviços do São Francisco. São cerca de duas mil máquinas trabalhando. E a tendência é que aumente o número de contratações. Com isso, o ano de 2014 será de muita aceleração nas obras. Temos trechos que funcionam 24 horas por dia, como é o caso das três estações de bombeamento do Eixo Norte”, reforça.
 

A reportagem completa, com os projetos detalhados e o histórico da idealização do projeto, você confere na próxima edição da Revista NORDESTE, nas bancas a partir da próxima semana!

Notícias relacionadas