menu

Brasil

30/03/2016


Revista NORDESTE traça influência e ‘erros’ da Operação Lava Jato

nova edição

A edição número 112 da Revista NORDESTE, já disponível para visualização gratuita online, ou para download em APP para IOS ou Android, traça um painel completo sobre os principais acontecimento envolvendo a Operação Lava Jato, o Sérgio Moro e o processo de impeachment vivido pela presidenta Dilma Rousseff. Os repórtes da NORDESTE ouviram cientistas políticos, advogados, cientistas sociais e acompanharam os desdobramentos dos últimos dias. O resultado é um apanhado fiel que aponta para os próximos passos da crise brasileira.

Confira abaixo o editorial da edição escrito por Paulo Dantas (chefe de redação):

O fim da inocência

O Brasil está dividido, em xeque, estarrecido. E os lances dessa novela estarrecedora são diários. São listas intermináveis de políticos de praticamente todas as matizes envolvidos em corrupção, ou quando não diretamente, melados em falcatruas. A polarização pode ser vista nas redes sociais, nas discussões dos bares, nos ônibus, na rua. Alguns chegam a ir aos tapas para defender essa ou aquela bandeira. O clima esquentou desde que foi estabelecida uma espécie de cruzada contra a corrupção. Os alvos elegidos pela Lava Jato têm sido o PT e o Palácio do Planalto, mas ao contrário do que quer fazer crer a Força Tarefa da Operação, os documentos vão além do Partido dos Trabalhadores, atingem o PSDB, o PV, PSC, PCdoB, PDT, PTV, PRB. A lista parece interminável. E o pesadelo brasileiro também.

Um jornal britânico já comparou a situação brasileira a um filme de terror. Hoje a esquerda aponta um golpe contra Dilma Rousseff (PT). Afirma que é golpe a entativa da direita de depor uma presidenta sem um crime cometido, apenas pela impopularidade. É possível que realmente a tese do impeachment sagre-se campeã. Dilma já disse que não renuncia e tem batido na tecla do golpe institucional. A visão é compartilhada por alguns órgãos internacionais, como a ONU – que já demonstrou preocupação com a situação no país –, e a CEPAL, que também emitiu uma nota.


Some-se a isso algumas ações consideradas desmandos jurídicos do juiz Sérgio Moro trouxeram uma sensação de insegurança jurídica que cada vez mais se torna generalizada. Ainda que se chegue a conclusão que Lula e Dilma são culpados, parece que a tensão e as dores criadas no processo vão deixar marcas profundas. Nada mais será como antes.


Nesta edição, a Revista NORDESTE resgata boa parte da história que levou o país a este momento extremo: a prisão de Lula e as discussões a cerca da legalidade da Operação Lava Jato.

Além desta matéria, será possível ler como anda a economia da Bahia – em queda mas com o agronegócio em alta. Também um paralelo entre a economia brasileira e a indiana, que começa a demonstrar o leão que deve vir a ser nos próximos anos.


Por fim, uma matéria sobre educação, abordando o método utilizado nas maioria das escolas públicas e privadas hoje no país. A matéria será a primeira de uma série que irá trançar o painel da educação no Brasil. Aproveitem!
 

Confira a revista clicando aqui

Notícias relacionadas