menu

Brasil

27/06/2017


Revista NORDESTE: Turismo na PB abre novos negócios com voo internacional

João Pessoa – Argentina: expansão do turismo abre novas possibilidades de negócios. Governador discute implantação de voo entre municípios da Paraíba

Por Paulo Dantas

O voo inaugural da Gol Linhas Inteligentes entre Buenos Aires e João Pessoa, a partir do dia 1º de julho terá cerimônia de gala. O lançamento se dará dia 14 de junho, em Buenos Aires, nas dependências da Embaixada do Brasil na capital argentina e vai contar com as presenças do governador Ricardo Coutinho (PSB), diretores da Embratur e do vice-presidente da Gol, Eduardo Bernardes, além do trade paraibano, imprensa e demais autoridades convidadas. O voo semanal entre João Pessoa e Buenos será histórico para a Paraíba, pois será o primeiro internacional e regular.
As negociações com a Gol Linhas Inteligentes começaram em 2011, por determinação do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Para viabilizar o voo, o Governo reduziu para 6% a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente no combustível de aviação. Em contrapartida, a companhia aérea vai iniciar a operação internacional, além de ampliar o número de voos de João Pessoa para outras capitais, principalmente, São Paulo. Também ficou acertado que para incrementar o turismo, o trade fará uma série de ações promocionais do ‘Destino Paraíba’ na Argentina e uma equipe de reportagem da revista de bordo da Gol virá à Paraíba produzir uma matéria mostrando os principais roteiros pelo estado.
Para estreitar laços, Coutinho recebeu neste mês o embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños, que esteve acompanhado pela chefe de Gabinete da Embaixada, Júlia Lorenzo. Durante a reunião, os dois dialogaram sobre os avanços nas áreas de turismo, economia e também a respeito da criação de uma Câmara de Comércio para apoiar as ações deste setor na Paraíba. “Temos o maior interesse em contribuir com o desenvolvimento do intercâmbio de relações entre a Paraíba e a Argentina. A Argentina é nosso maior emissor turístico e esse voo, certamente, vai trazer bons resultados para o Estado. A Paraíba está disposta a estreitar a relação, não só no âmbito do turismo, mas também no comércio. Temos um bom setor têxtil, também de calçados, granito e outros produtos que podem ser mais ofertados para os argentinos. Quanto mais comércio, mais emprego, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida”, observou o governador. O embaixador confirmou o interesse: “Argentina investe muito em turismo e queremos mais brasileiros viajando para lá, assim como também gostaríamos de mandar mais argentinos para este Estado. Estamos de portas abertas para os paraibanos. Queremos aumentar também o volume de importação e exportação Paraíba-Argentina/Argentina-Paraíba e, em breve, pretendemos criar uma Câmara de Comércio Paraíba-Argentina para apoiar as ações do setor aqui no Estado”, concluiu.
 

Paraibanos e argentinos garantem compra de bilhetes

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou no dia 6 de junho que cerca de mil bilhetes já foram comprados por turistas que virão da capital Argentina. Os dados foram divulgados são referentes ao período de 1º de julho e 20 de agosto. No total serão quase 1,5 mil embarques e desembarques confirmados para o período. Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, “o número é bastante expressivo se comparado com o mercado de Alagoas. O voo já está sendo um sucesso e está movimentando todo o conjunto do nosso turismo, com a rede hoteleira, agências de receptivos e o comércio sendo diretamente beneficiados”, disse Avelino.
Em relação ao voo, já há reflexos bastante positivos na esfera nacional. O ministro do Turismo (MTur), o alagoano Marx Beltrão, destacou que 80% do turismo internacional é realizado entre os países fronteiriços. Para isso, segundo ele, “é preciso investir em conectividade aérea para atrair cada vez mais nossos vizinhos para conhecer o Brasil. Os argentinos já são os turistas que mais visitam nosso país, mas o grande fluxo acaba ficando ali pelas regiões Sul e Sudeste. A ideia agora é diversificar a oferta e atraí-los também para a região Nordeste, para conhecer nossas lindas praias, nossa cultura e gastronomia”, disse o ministro, que destacou como muito positiva a ação promovida pelo Governo da Paraíba.
A diretoria da PBTur esteve reunida com o superintendente da Infraero no Castro Pinto, Roberto Germano de Souza. Na ocasião, Germano afirmou que está praticamente tudo pronto e confirmou a solenidade de batismo da aeronave que vai pousar no aeroporto. O batismo é uma tradição mundial, quando o Corpo de Bombeiro joga água no avião assim que se aproxima do terminal de passageiros.

Paraíba incrementa voos regionais

Empresários da TAG Linhas Aéreas, empresa que pretende implantar uma linha aérea regional com atuação nos aeroportos da Paraíba se reuniram com o governador Ricardo Coutinho (PSB) no dia 6 de junho. A ideia inicial é que sejam feitos quatro voos diários para atender a demanda da população que precisa se deslocar, por exemplo, de João Pessoa para Cajazeiras ou Patos, com mais agilidade e segurança. O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, e o chefe da Casa Militar, major Anderson Pessoa, também participaram da audiência.
“Este voo vai trazer uma economia de tempo que poderá facilitar a vida de boa parte da população que se desloca, frequentemente, entre as cidades paraibanas. Acredito que haverá uma grande demanda”, comentou Coutinho.
O empresário Delano Mota ressaltou que o projeto da TAG Linhas Aéreas já tem o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os voos terão, inicialmente, capacidade para cerca de 30 passageiros. “A ideia é que a TAG trabalhe com Cajazeiras, Patos, Monteiro e todos os outros aeroportos que tenham condições de absorver nossos voos. Ainda não temos uma previsão de início, mas queremos fazer tudo dentro das normas para alcançar nossa meta, que é oferecer esse voo para a população paraibana. E no futuro pretendemos também fazer voos para outros estados, como de Cajazeiras para Fortaleza, por exemplo”, concluiu.
De acordo com o superintendente do DER, Carlos Pereira, cabe ao órgão a manutenção dos aeroportos regionais, que são localizados em Cajazeiras, Patos, Monteiro, Catolé, Itaporanga e Sousa. “Entre os nossos aeroportos temos dois homologados, Patos e Cajazeiras. O de Cajazeiras ainda não está homologado para voos noturnos, porque estamos concluindo o balizamento noturno em convênio com a Anac. Esse balizamento está em pleno andamento e será abastecido com energia solar, devendo até julho ser homologado. A empresa TAG tem o interesse de fazer um voo regional e nós do DER, que cuidamos da manutenção dos aeroportos, estamos aqui para darmos a nossa colaboração”, frisou.
 

O voo

O voo vai sair de Buenos Aires às 12h35, com chegada a capital paraibana prevista para as 17h35. O retorno à Argentina com passageiros paraibanos está previsto para as 18h35 do mesmo dia, fazendo uma escala em Maceió (Aeroporto Zumbi dos Palmares), com chegada prevista para as 0h50 do dia 2 (madrugada). De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o aeroporto Castro Pinto possui todas as condições técnicas e de logística para receber voos internacionais. No dia 1º de julho vai acontecer o “batismo” da aeronave que pousará com os primeiros turistas argentinos, que serão recepcionados com forró pé de serra, apresentação do Grupo Folclórico do Sesc e receberão um kit com material institucional sobre os destinos turísticos da Paraíba.

Notícias relacionadas