menu

Paraíba

03/07/2015


Ricardo destaca o “Cidade Madura” e outras ações de governo na Record News

O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi entrevistado pelo jornalista Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News, na tarde desta quinta-feira (2), em São Paulo. O programa vai ao ar em rede nacional, nesta sexta-feira (3), a partir das 21h. Na pauta da entrevista, as ações desempenhadas pelo gestor socialista à frente do Governo da Paraíba e o recebimento do prêmio “Selo de Mérito 2015”, pelo desempenho dos projetos “Cidade Madura” e casas com Energia Solar Fotovoltaica.

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta quinta-feira, na cidade de Campinas, , em São Paulo, o prêmio “Selo de Mérito 2015”, concedido ao Governo do Estado pela execução dos projetos Cidade Madura e Casas com Energia Solar Fotovoltaica. A entrega da premiação ocorreu durante a realização do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que está acontecendo desde terça-feira (30).

A preocupação com o bem-estar dos idosos e a marca da sustentabilidade, respectivamente, foram apontados por uma das entidades responsáveis pelo evento como fatores para a premiação.

A Paraíba venceu nas categorias “Projetos Focados no Atendimento de Grupos Específicos” e “Projetos de Impacto Regional”, concorrendo com mais de 20 projetos inscritos em todo o País. A premiação é concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

Mais de 60 municípios e todos os 27 estados do Brasil enviarão representantes ao evento, que ainda contará com mais de 400 representantes de entidades públicas e privadas, sociedade civil, universidades, além de convidados do Governo Federal.

A arquiteta Cecília Parlato, assessora técnica da ABC, afirmou que a Paraíba conquistou dois prêmios Selo de Mérito 2015 por ter desenvolvido projetos que contemplaram dois pontos importantes da habitação de interesse social. “A Paraíba venceu duas vezes a nossa premiação pelo fato de o Cidade Madura ter se preocupado com o bem-estar de nossos idosos. Já o Energia Solar Fotovoltaica teve como marca a questão da sustentabilidade, com a utilização mais proveitosa da energia solar, que antes só era usada para aquecer a água”, destacou.

Cidade Madura
A gerente de fiscalização de obras da Cehap, Thais Christine Silva dos Santos, informa que o CidadeMadura foi um projeto pioneiro no Brasil, pensado pelo Governo do Estado ainda na primeira gestão do governador Ricardo Coutinho. “Foi um pioneirismo na gestão pública de habitação voltada ao idoso”, afirmou a gerente.

A elaboração do projeto foi feita em 2011 e a obra foi iniciada em 2013, em João Pessoa, com inauguração em julho de 2014. Em Campina Grande, outro projeto do Cidade Madura foi inaugurado recentemente, em maio deste ano.

Energia Solar
O uso da energia solar fotovoltaica começou como um projeto piloto da Cehap, que o implantou em casas populares no bairro de Mangabeira, na Capital. Com isso, as famílias residentes conseguiram até 70% de redução do consumo médio de energia elétrica.

Em maio de 2015, o Governo do Estado lançou o manual “Construção Consciente”, que fixa diretrizes para a utilização de tecnologias sustentáveis para a habitação de interesse social no Estado. O engenheiro eletricista da Cehap, Diego Perazzo, informou que estudos para o projeto de Energia Solar Fotovoltaica datam de 2011, quando a Companhia avaliou o Plano de Habitação do Programa “Minha Casa, Minha Vida II”.

WSCOM 

Notícias relacionadas