menu

Paraíba

30/12/2018


Ricardo sanciona leis que tornam programas habitacionais em políticas de Estado

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), entregou, neste sábado (29), o Condomínio Cidade Madura em Patos, no Sertão do Estado. Este é o sexto empreendimento entregue pelo Governo do Estado dentro do programa habitacional voltado para a terceira idade e referência no País. Na ocasião, Ricardo sancionou dois projetos de lei que tornam este programa habitacional e o Orçamento Democrático Estadual (ODE) política de Estado.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4,7 milhões na construção de 40 unidades habitacionais com o padrão adotado pelo Programa Cidade Madura. O empreendimento completo possui área aproximada de 48 m², com terraço, sala, banheiro, cozinha, área de serviço, entre outras benfeitorias. Há, ainda, toda uma infraestrutura voltada para a acessibilidade e sustentabilidade.

Na solenidade de inauguração, Ricardo Coutinho destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para a melhor idade. “Quem, porventura, algum dia disse que esse Governo não tinha sensibilidade entende muito pouco de sensibilidade, e menos ainda do que é Governo. Esse é o Governo da Paraíba que mais sensibilidade real, verdadeira demonstrou com o povo. Entre na Comunidade Cigana em Sousa e vão saber o que estou dizendo. Visite os 39 quilombolas e vão perceber a presença do Estado. Observe as pessoas idosas nos abrigos, beneficiadas pelo Projeto Acolher, contempladas pelo Empreender que vão saber o que é sensibilidade”, afirmou.

Em seu discurso, o governador comemorou a transformação do ODE e do Programa Cidade Madura em políticas de Estado: “A casa é uma questão de dignidade. Quem constrói durante toda a sua vida, muitas vezes, chega aos seus 70, 80 anos, sem um lugar para morar. É em nome de toda essa ideia que transformamos o Cidade Madura em política de Estado, ou seja, tem de arrumar espaço para as pessoas idosas. Nosso Governo conseguiu e os demais conseguirão”.

A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima, também comemorou a transformação do Cidade Madura em política de Estado. “O Cidade Madura não é mais uma, duas ou a sexta unidade que está sendo entregue. É uma política permanente do Governo do Estado, elevando a Paraíba a um patamar de referência, com visitas de vários estados, como Rio Grande do Norte ou Paraná, para aprender com a Paraíba como se trata um idoso”, pontuou.

Além de Patos, contam com o Cidade Madura os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa e Cajazeiras. Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), o Programa Cidade Madura tem se destacado em nível nacional pelo pioneirismo e pelo modelo de gestão adotado.

Participaram ainda da solenidade de inauguração do Cidade Madura de Patos o prefeito do município, Bonifácio Rocha, o deputado estadual Nabor Wanderley, auxiliares do Governo do Estado, entre outras autoridades.


Por Portal WSCOM

 

Notícias relacionadas