menu

Paraíba

21/12/2018


Ricardo visita Hospital Metropolitano e destaca avanços na alta complexidade

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), visitou nesta sexta-feira (21) o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Na ocasião, Ricardo participou da inauguração da segunda brinquedoteca da unidade hospitalar e de dois espaços Kids. A inauguração integra a programação natalina do Hospital, que tem intensificado a política de humanização do atendimento a crianças e adultos vindos de todo o Estado.

Acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, e da diretora-geral do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Roberta Abath, o governador visitou ambientes como UTI e Centro de Diagnóstico por Imagem. Conversou com pacientes e pais de crianças, destacando os avanços do Governo do Estado na saúde de alta complexidade.

“É uma espécie de despedida. Este hospital é algo com que eu sonhei muito, pois sabia que este tipo de atendimento estaria fora dos planos de um Estado como a Paraíba. E nós ousamos muito, conseguindo implantar um serviço de alta qualidade, com funcionários completamente dedicados e com tecnologia que só os melhores hospitais têm”, comentou Ricardo.

“Não tem dinheiro do mundo que pague você ver uma criança de dois meses, por exemplo, cirurgiada do coração e já se recuperando. Tudo isso não tinha para onde ir”, prosseguiu Ricardo, destacando que grande parte das crianças atendidas é de cidades distantes e sem recursos para o atendimento em alta complexidade. “Esse hospital foi uma dádiva, foi uma bênção para a Paraíba como um todo”, acrescentou.

Um desses exemplos é a dona de casa Simone Dantas. Moradora de Pombal, no Sertão paraibano, ela buscou o Hospital Dom José Maria Pires para solucionar a doença cardíaca do pequeno Francisco, de três meses. “Eu descobri que o meu filho tinha esse problema através de um exame, porque ele tinha muita alergia. Recebeu alta e hoje mesmo vou embora com o meu melhor presente de Natal”, disse emocionada.

Já a secretária da Saúde, Claudia Veras, destacou a importância do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires para a Rede de Atenção à Saúde. “Essa visita do governador Ricardo Coutinho é muito simbólica pelo que representa o Hospital Metropolitano para a Rede de Atenção à Saúde da Paraíba, principalmente a doenças crônicas e degenerativas”, acrescentou.

Referência

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é referência no País em neurologia e em cardiologia, sendo a primeira unidade hospitalar do Estado especializadas nesses ramos da Medicina.

Com 226 leitos, sendo 60 destinados à UTI, já realizou 142 cirurgias em adultos e em crianças desde a inauguração, ocorrida em abril deste ano.

“É um hospital mantido com recursos próprios, que tem um custeio alto. Mas tudo isso vale muito a pena, basta você andar pelo hospital e ver crianças e adultos sendo atendidos com dignidade”, destacou Ricardo Coutinho.


Por Redação com Assessoria

Notícias relacionadas