menu

Pernambuco

24/05/2016


Rio Capibaribe recebe ação de limpeza

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realiza nesta terça-feira uma ação de limpeza da área de manguezal localizada às margens do Rio Capibaribe, ao longo da Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Os trabalhos tiveram início na sexta-feira passada e devem ser finalizados hoje, a depender da quantidade de resíduos encontrados. O serviço é executado por 15 homens.

De acordo com a Emlurb, a cada 30 dias é realizada a limpeza nos manguezais que margeiam o Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela. De janeiro a abril desse ano, as operações já removeram 96 toneladas de resíduos.

Além disso, segundo a empresa, é realizada a limpeza dos resíduos flutuantes do rio, feita pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros. A iniciativa contribui com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).

Notícias relacionadas