menu

Brasil

24/03/2014


Rui Costa e João Leão traçam planos

Bahia

Após a finalização da chapa governista, este final de semana foi intenso para o pré-candidato à sucessão estadual Rui costa, que fez questão de apresentar o seu vice, João Leão (PP). Ao lado do candidato ao Senado, Otto Alencar eles participaram de atividades tanto na capital baiana quanto no interior do estado e a promessa é acelerar ainda mais o ritmo de campanha.


A agenda do Programa de Governo Participativo (PGP) reuniu, na manhã deste sábado (22), em Salvador, os coordenadores territoriais, Rui Costa, e seu vice. Os coordenadores vieram de seus territórios para apresentar os trabalhos já realizados.


Até agora, foram feitas nove plenárias, mobilizando 17 territórios de identidade da Bahia. Em média, cada encontro macrorregional contou com a participação de mil e quinhentas pessoas. Foi a partir desse cenário que o grupo traçou novidades para o trabalho a ser feito até a conclusão do texto do PGP. Representantes dos territórios Extremo Sul, Portal do Sertão, Litoral Sul, Baixo Sul, Sertão Produtivo, Sertão do São Francisco, Sisal, Piemonte Norte do Itapicuru, Bacia do Jacuípe e Rio de Contas participaram da reunião.


“Estamos constituindo uma pedagogia de participação popular. As pessoas querem e devem ter pertencimento na elaboração de novos passos para a sua região.
Hoje, fizemos uma rodada sobre as ações feitas em cada território já mobilizado e tomamos decisões, como a constituição de um conselho político em cada território, com a presença de todos os partidos que estão nos apoiando”, explicou Rui Costa.


A elaboração participativa foi definida por João Leão como fator inovador.”Geralmente, os candidatos contratam a elaboração do documento. A decisão dessa turma foi fazer um rolezinho por toda a Bahia”, brincou.  Após a agenda, Rui e Leão foram para a reunião setorial de Desenvolvimento Urbano e Habitação, cujos diálogos sobre a área acontecem todo sábado, no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Neste domingo (23), o palco da plenária foi à cidade de Irecê, que debateu demandas e ações para os municípios dos territórios de identidade de Irecê e Piemonte da Diamantina.


A plenária participativa do PT contou com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, lideranças de movimentos sociais, do presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, do senador Walter Pinheiro, além dos representantes dos partidos aliados às pré-candidaturas: PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade. “Queremos construir novos sonhos para a região. Estamos mobilizando baianos e baianas, porque queremos, de fato, ouvir as contribuições de cada um. O programa de governo terá a cara do povo”, explicou Rui Costa. 

Notícias relacionadas