menu

Brasil

27/02/2014


Secult divulga relação dos Microtrios do ‘Carnaval da Cultura’

Bahia

A Secretaria de Cultura (Secult) divulgou a programação dos microtrios que participam do ‘Carnaval da Cultura’ e vão garantir a animação para o folião pipoca nos três circuitos. Rixô Elétrico, Retrofolia, Tabuleiro Sonoro, Microtrio 2014, Coreto Elétrico, ‘100 Anos de Dodô’ e Peu Meurray& Os Pneumáticos vão mostrar a diversidade cultural do ‘Carnaval Pipoca’.

“O projeto Carnaval Pipoca democratiza o acesso de artistas de diferentes segmentos, tornando-os visíveis ao público e ainda democratiza o acesso a um espaço de lazer tão significativo como é o Carnaval”, afirma a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana. Segundo ela, “o microtrio é uma tradição que faz parte da história do Carnaval e da música baiana. É um elemento de resistência que permanece, mesmo após o domínio dos trios elétricos e permite maior proximidade do artista com o folião”.

Programação

O primeiro microtrio a desfilar é o Retrofolia com a banda Retrofoguetes. A largada acontece nesta quinta-feira (27), à 0h30, no circuito Barra-Ondina. “No microtrio, a proximidade com o público é muito maior”, diz o músico Rex, baterista do Retrofoquetes. Junto com ele, estão os guitarristas Julio Moreno, MorotóSlim e Paulo Chamusca C, além do baixista Fábio Rocha e Kaverna, na voz.

Idealizado e comandado pelo compositor, guitarrista e bandolinista baiano Fred Menendez, o Rixô Elétrico sai na sexta (28), às 13h, no Campo Grande, e em mais dois dias – sábado (1o), às 17h, na Carlos Gomes, e segunda (3), às 20h, na Barra.

O Micro Trio 2014, comandando pelo baterista Ivan Uol desde 1996, toca na Barra, sábado, às 13h, e dois dias no Campo Grande – domingo (2), às 12h15, e terça (4), às 14h30. A banda tem Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo e vocal), Ivan Huol (bateria e voz) e Sérgio Albuquerque (guitarra baiana).

Já o Coreto Elétrico desfila no sábado, às 17h, no circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, e domingo (2), às 22h, na Barra. O Tabuleiro Sonoro, com músicos independentes de percussão eletrônica, toca no domingo no circuito Batatinha.

Ainda no circuito Batatinha, dois microtrios vão animar a folia no último dia de Carnaval, terça-feira (4), no Centro Histórico – o microtrio ‘100 Anos de Dodô’ e o comandado pelo músico, compositor e artista plástico Peu Meurray& Os Pneumáticos, com o som extraído dos pneus já reconhecido nacional e internacionalmente.

O ‘Carnaval da Cultura’ apoia centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas numa programação pautada pela diversidade cultural. A programação completa do Carnaval da Cultura está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e carnaval.bahia.com.br.

Notícias relacionadas