menu

Brasil

19/11/2013


Shows celebram o Dia da Consciência Negra no Pátio de São Pedro

No Recife

O projeto Terça Negra, realizado no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, terá edição especial nesta terça (19) em celebração ao Dia da Consciência Negra, nesta quarta (20). A partir das 20h, vários grupos de matriz africana levarão ao palco muito coco, afoxé e jurema. A primeira atração da noite será a sambada do Mestre Reizinho e a Tribo de Raiz, da Bomba do Hemetério.

Também sobe ao palco o Afoxé Oxum Pandá, que louvará a orixá da riqueza e da fertilidade, Oxum. Às 22h é a vez do grupo Voz Nagô, formado por cantoras negras do Recife, animar o público. Para encerrar, a banda Tronco de Jurema apresenta a mistura de instrumentos elétricos, como baixo e guitarra, aos cantos da jurema, culto sagrado indígena, também influenciado por religiões afro-brasileiras.

Durante as apresentações, um telão irá projetar o resultado do ensaio fotográfico "Negra, mostra tua beleza negra", de Fernando Azevedo. Dez mulheres da Região Metropolitana do Recife participaram do ensaio, onde se procurou evidenciar a beleza de mulheres negras, comuns, que afirmam sua cor, segurança e feminilidade no modo de vestir, nos cabelos crespos e nas posturas diante da sociedade.

Antes dos shows, às 16h, ocorre o Papo Som – A música é o debate, no Núcleo de Cultura Afrobrasileira, na Casa 34 do Pátio de São Pedro. Nesta edição o tema é o Reggae no Recife e o convidado é Demí da Hora, integrante do Favela Reggae. Demí, que também é produtor cultural e militante do Movimento Negro Unificado, irá falar sobre a transformação da cena do reggae na cidade nos últimos 20 anos. A entrada é franca.

Redação com Assessoria

Notícias relacionadas