menu

Internacional

06/08/2018


Sobe para 91 número de mortos após terremoto na Indonésia

As autoridades da Indonésia divulgaram hoje (6) que aumentou para 91 mortos e 209 feridos o número de vítimas em consequência do terremoto de magnitude 7 que atingiu, ontem, o norte da ilha de Lombok, no centro do país. As equipes de resgate continuam a busca por sobreviventes.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse – em entrevista coletiva – que o terremoto obrigou a evacuação de milhares de pessoas das suas casas.

O distrito de Lombok Norte é a região mais afetada pelo tremor, onde foram registradas 72 mortes e 64 feridos, segundo o porta-voz.

Prédios desabam

A maioria das mortes aconteceu devido ao desmoronamento de prédios, segundo a BNPB, acrescentando que também há centenas de feridos que devem ser atendidos na parte de fora dos hospitais por causa do mau estado em que ficaram os edifícios.

Milhares de casas e prédios afundaram por causa do tremor que até as 8h hora local tinha sido seguido por 132 réplicas, incluindo várias de magnitude superior a 5, acrescentou Sutopo.

“Estes são dados provisórios. Prevemos que seguirão aumentando porque a coleta de dados continua sendo realizada. Várias áreas de Lombok ainda não são acessíveis às equipes de resgate”, explicou o porta-voz.

“O principal objetivo agora é a busca, resgate e assistência de pessoas afetadas e satisfazer suas necessidades básicas”, disse a BNPB, afirmando como necessidades urgentes pessoal médico, água limpa, comida, cobertores e remédios.

Agência Brasil

 

Notícias relacionadas