menu

Brasil

31/01/2014


Taxa de desemprego mantém trajetória de queda em janeiro

Economia

Projeção divulgada nesta sexta-feira (31) pela Catho e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que a taxa de desemprego medida pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 5,2% em janeiro. O valor é maior que o registrado em dezembro (4,3%), mas é menor que o de janeiro de 2013 (5,4%). Se confirmado, o índice será o menor para o primeiro mês do ano desde o início da série histórica, em 2002.

Segundo a Fipe, o movimento de alta da taxa de desemprego na comparação mensal é esperado devido à sazonalidade do final de ano. Muitos trabalhadores deixam o mercado de trabalho em dezembro, impactando o índice de desemprego de janeiro.

Em fevereiro, contudo, o resultado deve ser melhor porque muitos profissionais já terão voltado ao mercado de trabalho.

A relação entre novas vagas e novos currículos cadastrados foi de 0,69 em janeiro de 2014, ante 1,00 em dezembro de 2013 e 0,75 em janeiro de 2013. Ou seja, para cada 10 novos candidatos que buscaram emprego, houve cerca de sete vagas novas anunciadas.

O bom momento do mercado de trabalho também pode ser percebido pelo acima da inflação dos salários anunciados. O Índice Catho-Fipe de Salários Ofertados aponta aumento de 9,2% na remuneração nos últimos 12 meses.

iG

Notícias relacionadas