menu

Brasil

03/11/2015


TEDx: Palestras com compartilhamento de experiências serão realizadas em JP

Primeira vez

Com o tema "O Salto", João Pessoa recebe neste sábado, 07, a 1ª edição do TEDxPortalDoSol, um programa de eventos organizado localmente que une pessoas e compartilha experiências, ao estilo das já famosas conferências TED. As palestras têm duração máxima de 18 minutos cada e trazem pensadores e contadores de histórias para conversar com um público ávido por conhecimento.

As palestras TED são eventos mundialmente conhecidos, com apresentações de histórias individuais inspiradoras e ideias originais de estrelas do pensamento contemporâneo. Para possibilitar experiências locais como essa, foram criados os TEDx, programas licenciados mundialmente que combinam as TEDTalks e palestrantes locais para gerar discussões profundas e conexões entre os participantes.

Na programação deste final de semana em João Pessoa estão confirmados os seguintes palestrantes:

André Sena e Edmílson Fonseca: Idealizadores do projeto “Sangue De Nossas Veias”, que percorreu a Paraíba de oeste a leste, de bicicleta, com o objetivo de arrecadar doações de sangue. André é gestor de Marketing, com experiência em gerenciamento, planejamento e expedições de longa duração, corrida de aventura, navegação, primeiros socorros em área remotas e educador ao ar livre pela Outward Bound Brasil. Edmílson é instrutor de Liderança da NOLS – National Outdoor Leadership School nos Estados Unidos e Chile para cursos de caminhada em montanha, canoagem oceânica e primeiros socorros em áreas remotas.

Eduardo Varandas: Procurador do Trabalho, professor universitário, escritor e roteirista de cinema. À frente da Procuradoria do Trabalho atua contra a escravidão moderna e seu trabalho ganhou repercussão nacional. A favor do enfrentamento ao trabalho infantil, propôs a ação civil pública, pioneira no Brasil, que tratou da exploração sexual de crianças e adolescentes, fato que gerou a primeira condenação não criminal do mundo.

Vital de Queiroga Vasconcelos: Psicólogo responsável pela criação e implementação do Setor Psicossocial da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana da cidade de João pessoa/Emlur, onde trabalha diretamente com o acolhimento e a reabilitação dos agentes de limpeza, buscando através da humanização e valorização dessa categoria, dar um outrosignificado à vida e à existência dos mesmos.

Flávio Gomes de Pontes: Estudante de Administração e Teologia, é um apaixonado por leitura e envolvido em projetos de voluntariado no Centro Popular de Cultura e Comunicação, onde atua como Agente de Orientação Profissional e Agente de Crédito. Vai apresentar com detalhes como funciona a economia solidária na comunidade São Rafael, em João Pessoa.

Fátima Souto: Especialista em psicologia comunitária e educação ambiental, é coordenadora geral do Rizoma de Economia Solidária, que lidera o Projeto Sereias da Penha. As escamas de peixes, que antes eram descartadas, agora são responsáveis por uma transformação social que beneficia mais de 40 artesãs e promove a geração de renda, a apropriação cultural e o fortalecimento da autoestima.

Marcos Pires: Vindo de uma das famílias mais ricas da Paraíba entre as décadas de 1950 e 1970, conviveu, durante a infância, com a presença de autoridades e personalidades nacionais no casarão da família. Mas os negócios da família faliram em 1979. Marcos conta como lidar com a queda, com a crise financeira e mudança brusca de vida, sempre de cabeça erguida.

Murilo Cavalcanti: Administrador de Empresas com pós-graduação em Marketing. É especialista em políticas públicas de combate à violência urbana, sendo um grande estudioso do modelo de segurança cidadã implantado em Bogotá e Medellín, na Colômbia. Coautor do livro “As Lições de Bogotá e Medellín”, mostra como essas duas cidade colombianas passaram a ser referências em políticas públicas de cidadania e prevenção à violência urbana.

Rodrigo Medeiros: Professor do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPB e doutorando em Ciência da Computação na UFPE, ele é fundador da BRU!, uma associação sem fins lucrativos, que incentiva a prática do design de interação no Nordeste. É curador da Campus Party Brasil e participou do projeto Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos, pela Fundação Joaquim Nabuco e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Nazareno Andrade: DJ e pesquisador, trabalha com o estudo sobre como a computação pode nos ajudar a interagir e sentir o mundo de maneiras diferentes. Dois projetos em que está envolvido ajudam a monitorar o trabalho e atuação de vereadores, deputados e senadores.

Sérgio Aires: Professor de música no Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA), “o trabalho mais difícil que já amei”, explica. Sua missão é levar música de orquestra para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Redação com Assessoria 

Notícias relacionadas