menu

Brasil

19/12/2014


Tema da redação do Enem 2014 vazou, diz PF

Piauí

A Polícia Federal confirmou que houve vazamento do tema da prova da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para estudantes do Piauí. De acordo com o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintedência da PF no estado, Alexandre Uchôa, não houve furto da redação em uma gráfica ou empresa de transporte. O vazamento partiu dos locais de aplicação da prova.

A informação foi publicada pleo jornal O Globo. A Superintendência da PF investiga o caso desde 13 de novembro, quando recebeu a denúncia do estudante piauiense Jomásio Barros, de 17 anos. Ele postou em uma rede social a mensagem que recebeu no telefone celular, por meio de um aplicativo, com o tema da redação do Enem 2014: "Publicidade Infantil no Mundo".

Ele recebeu a mensagem às 10h47 – 11h47 no horário de verão de Brasília -, uma hora e 13 minutos antes do início das provas. O estudante denunciou o caso à polícia e outras duas pessoas confirmaram também ter recebido a mensagem. Na época, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse que não havia indícios de vazamento, mas afirmou apoiar a investigação.

"Fizemos a perícia, que confirmou que ele recebeu a fotografia da prova com o tema da redação pouvcos minutos antes da prova. Continuamos as investigações. A dificuldade de investigar o Enem está justamente em você identificar de quem passou para quem. Ainda estamos tentando ouvir algumas pessoas. A dificuldade é identificar quem passou primeiro porque a circulação no WhatsApp é muito rápida, mas vamos tentar fazer essa cadeia reversa, mas ainda estamos tentando e fazendo algumas diligências", disse Uchôa ao jornal O Globo.

 

(Do portal O imparcial)

Notícias relacionadas