menu

Paraíba

11/02/2016


Trauma de João Pessoa registra quase mil atendimentos no Carnaval

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 78 procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgias eletivas e de urgência e emergência, e 960 atendimentos, durante o período de carnaval. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da meia noite da sexta-feira (5) até o meio dia desta quarta-feira (10). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões durante o período, com 158 pacientes atendidos.

De acordo com o setor de estatística do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, dos 960 atendimentos, 135 foram vítimas de acidentes de moto, agressão física (30), acidente de automóvel (24), vítimas de arma de fogo (20), atropelamento (24), arma branca (15), queimaduras (27), trauma (39), acidente de bicicleta (12) e afogamento (1). Os demais atendimentos foram de casos clínicos. No carnaval de 2015, o Hospital realizou cerca de 900 acolhimentos, tendo a mesma base de dados.

Durante o Folia de Rua e o Carnaval Tradição, o Hospital de Trauma da Capital disponibilizou reforço de toda a equipe assistencial, com médicos, equipe de enfermagem e suporte, incluindo UTIs móveis. “Fizemos um esforço para prestar o melhor e mais eficiente atendimento à população, por isso elevamos o número de profissionais para trabalhar nessa data festiva”, disse o diretor da unidade, Edvan Benevides.

Segundo Benevides, o hospital encerra mais um feriado com êxito na demanda de atendimentos. “Tivemos um aumento de 25% em relação ao feriado de 2014 e de 10% se compararmos com 2015. Além, do aumento considerável com acidentes de motocicletas, já que foram mais de 60% quando comparamos com o mesmo período do ano passado, conseguimos atender todos com presteza e dedicação, pois aumentamos os nossos plantonistas para conseguirmos realizar todos os atendimentos necessários a população do nosso Estado e dos circunvizinhos”, finalizou.

Trauma de Campina

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, na cidade de Campina Grande, atendeu 897 pessoas durante o período carnavalesco. Nesses dias foram realizadas 82 cirurgias. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (6) até as primeiras horas desta quarta-feira (10).

Os casos envolvendo acidentes de moto lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 166 pacientes foram atendidos devido a acidentes com motocicleta, seis vítimas de projéteis de arma de fogo, 15 de arma branca, 16 vítimas de acidente de carro e 13 por espancamento. Os demais atendimentos foram na Clínica Médica e na Pediatria.

Em 2015, o Trauma-CG atendeu no mesmo período 905 pessoas entre urgências e emergências. Desse total, 175 pacientes foram atendidos devido a acidente de moto, 12 de acidente de carro, 11 de facada, 13 de tiro, 24 por espancamento. Foram realizadas 63 cirurgias. O restante dos atendimentos foram casos clínicos.

O Trauma de Campina Grande é referência em traumatologia para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. A unidade chega a atender em média 250 pacientes, diariamente.

O Hospital de Trauma de Campina Grande fica localizado na Av. Floriano Peixoto, 4700, bairro das Malvinas. Telefone para contato: 3310.5850

Notícias relacionadas