menu

Ceará

17/02/2016


TRE inaugura mais um posto de cadastramento biométrico

Termina no próximo dia 18 de março o prazo para que os eleitores residentes nos municípios onde a eleição vai acontecer por meio da biometria realizem o cadastramento.

Hoje o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) inaugura um novo posto de atendimento, desta vez para os eleitores do município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o TRE-CE, o novo posto vai funcionar com 10 kits de identificação biométrica. O posto está localizado no Centro Público de Economia Solidária, na Avenida Mendel Steinbruch, 3473, distrito de Pajuçara.

À praticamente um mês do fim do prazo de recadastramento, no próximo dia 18 de março, pouco mais da metade (52%) do eleitorado do município compareceu à Central de Atendimento do Fórum Eleitoral de Maracanaú para realizar a identificação biométrica. Com o intuito de oferecer aos eleitores mais uma opção de atendimento, o TRE decidiu instalar este novo posto, que funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 12 horas.

Ontem, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará homologou a revisão eleitoral com identificação biométrica dos eleitores nos municípios de Iguatu, Quixelô, Milagres e Abaiara. Nos quatro municípios, os trabalhos de revisão eleitoral começaram em junho do ano passado e foram encerrados no dia 18 de dezembro de 2015. Em Iguatu, a revisão atingiu 73,9% dos eleitores. Em Quixelô, este índice chegou a 81,4% do eleitorado. Em Milagres a Abaiara, a revisão eleitoral alcançou 74,79% e 79,55% dos eleitores, respectivamente.

A partir da homologação, os eleitores desses municípios que não fizeram a revisão terão os títulos cancelados, mas ainda poderão regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral até 4 de maio deste ano, data em que se encerra o Cadastro Eleitoral, como prevê o Calendário do TSE, visando às eleições municipais de 2016.

Em Fortaleza, embora não haja a obrigatoriedade da identificação biométrica, os eleitores também podem procurar atendimento, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, na Central do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema (Av. Almirante Barroso, 601); no Vapt-Vupt de Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408); e na Unidade Móvel do TRE, que está na Cidade da Criança, no Centro, das 8h às 15 horas.

O TRE-CE realiza o recadastramento obrigatório de eleitores, até o dia 18 de março, em 46 municípios do Estado: Altaneira, Amontada, Aratuba, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Crato, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Irauçuba, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jardim, Jati, Jucás, Maracanaú, Marco, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Mulungu, Nova Olinda, Ocara, Paraipaba, Paramoti, Penaforte, Porteiras, Quixeré, Santana do Cariri, Tejuçuoca, Tianguá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. Quem não comparecer no prazo estabelecido, terá o título cancelado. 

Notícias relacionadas