menu

Brasil

20/09/2013


Três megapetroleiras estão fora do leilão de Libra, maior reserva de pré-sal

Pré-sal

A americana Exxon Mobil e as britânicas BP e BG, três das maiores petroleiras do mundo, não se ineressaram em participar do leilão de Libra, principal reserva do pré-sal brasileiro.

"Eu recebi telefonemas de três empresas, Exxon, BP e BG, dizendo que não vão participar do leilão do pré-sal por questões muito específicas de cada empresa. No entanto, reafirmaram o interesse no Brasil", afirmou a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, após um evento do órgão regulador no Rio, nesta quinta-feira (19).

Magda disse ainda que esperava que até 40 empresas participassem da disputa, marcada para 21 de outubro, mas que a "conjuntura" fez com que o número fosse menor.

"Esperava 40 empresas, mas agora existe um contexto mundial de situações muito específicas de cada empresa que levam a essa situação", explicou.

Mais cedo, a diretora-geral da ANP informou que pelo menos 12 empresas pagaram a taxa para participação no certame, cujo prazo terminou na quarta-feira (18).

A diretora-geral da espera poder divulgar até o fim desta quinta-feira uma lista com as companhias que pagaram a taxa de pouco mais de R$ 2 milhões para o leilão de Libra.

iG Economia

Notícias relacionadas