menu

Internacional

24/07/2015


Turquia bombardeia Estado Islâmico na Síria e prende 290 supostos terroristas

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, anunciou nesta sexta-feira (24) que aviões do país bombardearam e destruíram alvos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na fronteira com a Síria.

Dia 21: Turquia identifica suspeito de atentado suicida

De acordo com a imprensa local, ao menos três caças F-16 decolaram da base aérea de Diarbaquir e dispararam mísseis contra alvos do EI no vilarejo de Havar, na Síria.

Ancara ressaltou que chegou a avisar o governo sírio sobre a incursão e que, desta forma, não violou o espaço aéreo do país vizinho.

Especialistas: "Não há limites para os terroristas do Estado Islâmico"

Simultaneamente aos ataques, a polícia turca realizou mais de 290 prisões. Os detidos seriam suspeitos de manterem relação com o EI ou com milícias curdas. Uma mulher, ligada ao grupo de extrema esquerda turco DHKP-C, morreu em confronto com os policiais.

A agência de notícias Dogan disse que até 35 homens do EI foram mortos no ataque aéreo. A agência não cita uma fonte para o relatório e não houve confirmação oficial. A televisão estatal TRT afirmou que os caças turcos não violaram o espaço aéreo sírio.

"O país está determinado a combater todos os grupos terroristas, sem distinção", disse o governo, em um comunicado publicado pela rede "Al Arabiya". O clima na Turquia acirrou nos últimos dias, após um atentado na cidade de Suruc, na fronteira com a Síria, deixar ao menos 30 mortos e 100 feridos na última segunda-feira (20).

O PKK também matou um simpatizante do EI em Istambul e um membro do Hezbollah curdo, os quais responderam com diversos assaltos armados contra a sede do partido curdo HDP, aumentando a tensão sobre uma possível guerra étnica.

Durante uma conversa por telefone na quarta-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente americano, Barack Obama, concordaram "em intensificar" sua cooperação contra os jihadistas.

*IG Com AP, Ansa e BBC 

Notícias relacionadas