menu

Cultura

23/11/2015


Um Pensador Brasileiro: Documentário de Chico Buarque estreia dia 26

Na Revista NORDESTE

"Chico, artista Brasileiro” é o mais novo filme do diretor Miguel Faria Jr., o longa conta a história do cantor e compositor Francisco Buarque de Holanda. Presença permanente no cenário cultural e no imaginário coletivo dos brasileiros, pela riqueza de músicas, poemas, dramaturgia e romances construídos ao longo dos últimos 50 anos, Chico Buarque neste filme conversa com a própria memória, mostra seu cotidiano, seu método de trabalho, seu processo criativo e sua trajetória. O documentário aborda ainda o diálogo, as vezes tragicômico, entre o cantor e a censura durante a ditadura.


A montagem de um show com Chico e convidados, é o eixo, ao redor do qual o filme gira. A partir das canções apresentadas, o protagonista nos conta como nasceu cada uma músicas, nos conduz a outras, e assim acompanhamos seu percurso, sempre tendo em foco, as canções, e a palavra escrita, ou seja, o artista.
O documentário passeia pela obra em música e prosa deste geminiano de 71 anos que se considera além de carioca, um brasileiro. “O meu pai era paulista. Meu avô, pernambucano. O meu bisavô, mineiro. Meu tataravô, baiano. Vou na estrada há muitos anos. Sou um artista brasileiro”, cantou Chico no disco Paratodos de 1993.


O diretor já havia incursionado no universo artístico com outro grande compositor, Vinicius de Moraes. No filme “Vinícius”, o diretor reconta, cronologicamente, a vida do poeta, intercalando depoimentos, imagens de arquivo. O filme, lançado em 2005, é o documentário brasileiro mais assistido do país. No longa sobre Chico, o diretor repete a mesma estrutura.


O filme ainda traz uma seleção de interpretes inovadora, com cantoras como Carminho, Adriana Calcanhoto, Martnália e a atriz Laila Garin dando voz as canções. Pela seara literária, o diretor destaca o último livro do autor, “Irmão Alemão”, onde Chico mescla realidade e ficção, e conta sobre o irmão que o pai teve fora do casamento.


O lançamento está previsto para o dia 26 de novembro.

 

Revista NORDESTE já pode ser acessada gratuitamente em smartphones e tablets


Acesse a revista nordeste pelo seu computador clicando aqui

 

Notícias relacionadas