menu

Brasil

28/05/2014


Veja os vencedores do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SERGIPE

Robson Cardoso Hora, de Itabaianinha, José Antonio Silva Alves, de Pedrinhas e Raimundo da Silva Leal, de Cristinápolis, foram os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de entrega aconteceu na última terça feira (27), na sede do Sebrae, e foi coordenada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual da Instituição, Antonio Carlos Araujo.

O município de Itabaianinha destacou-se na categoria Novos Projetos, com o desenvolvimento da ação Feira Livre Mais. Pedrinhas fez bonito na categoria Pequenos Negócios no campo, com o projeto Incentivando a Produção Rural. Já Cristinápolis foi o vencedor na categoria Desburocratização, com o projeto Plantando Sementes para Construir Cidadania.

Para o prefeito Padre Raimundo Leal, de Cristinápolis, o Prêmio é um incentivo a se promover o desenvolvimento da cidade, é um caminho de aprendizagem em prol do crescimento do município. “O projeto plantando sementes trabalhou em várias linhas de atuação, aprovando e implementando a Lei Geral, estimulando a potencialidade empreendedora local com a comunidade, mostrando que eles tem condição de crescer como empreendedor sem precisar sair do município. Incentivamos também os empreendedores rurais, associações e cooperativas agrícolas, que passaram a vender para a merenda escolar e para outros municípios, gerando renda. Plantamos sementes em vários campos, estimulando o povo a crescer e desenvolver”, destaca.

Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, nesta edição Sergipe teve 20 municípios inscritos, o que corresponde a 27% dos municípios do Estado. “Foram selecionados 15 projetos, dos quais nove receberam uma visita técnica e foram posteriormente levados a uma Comissão Julgadora que definiu três municípios vencedores da etapa estadual. A principal proposta do Prêmio é aproximar o Sebrae dos municípios e seus gestores, incentivando os Prefeitos a investirem no empreendedorismo local”, explica.

Os nove projetos finalistas pertencem aos municípios de Aracaju, Boquim, Cedro de São João, Cristinápolis, Divina Pastora, Itabaianinha, Pedrinhas, Propriá e Siriri. Os municípios vencedores na etapa estadual são automaticamente inscritos para a etapa nacional, cuja premiação será realizada em 03/06/2014, às 18h na sede do SEBRAE Nacional, em Brasília.

PSPE

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo reconhecer prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Cada município pôde inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes.

Para o conselheiro do Sebrae, deputado Zezinho Guimarães, receber a premiação é apenas um ato simbólico. “O importante é que os projetos estão sendo executados incentivando o desenvolvimento sustentável dos municípios que participaram”. Zezinho lembrou ainda que os governantes precisam ficar atentos as vocações e as oportunidades de suas respectivas cidades, para que novos projetos participem na próxima edição do Prêmio. “No final todos saem ganhando”, destaca.

Categorias

As sete categorias do PSPE são Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos. O prêmio obedece a um regulamento disponível no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br .

Notícias relacionadas