menu

30/07/2019


Wellington Dias realça Mapa de Oportunidades atraindo capital estrangeiro e fibra ótica em todo NE

Por Walter Santos

O governador do Piaui, Wellington Dias, saiu animado da reunião dos chefes do executivo do Nordeste e com os desdobramentos das várias estratégias em curso, visando ampliar o desenvolvimento econômico nos Estados com envolvimento do setor privado para gerar mais emprego e renda. Ele lembrou estudos para implantação de fibra ótica interligada em todos os estados, através do programa “Nordeste Conectado”.

– Buscamos alternativas de Investimentos com o setor privado e em áreas que possam impulsionar o crescimento econômico, gerar mais emprego e ampliar a renda nos 9 Estados. Estamos finalizando o Mapa das Oportunidades do Nordeste e vamos apresentar já no próximo dia 21/08/19 na reunião do Consórcio Nordeste em e dia 22/08 na Agenda com empresários do Nordeste e da ABDIB “Oportunidades de Investimentos no Nordeste” em Teresina- PI.”, comentou à Revista NORDESTE.

FUNDO DE INVESTIMENTOS – Para ele, “ outro destaque importante foi a aprovação de Estudos para criação do Fundo de Investimentos e Participação do Nordeste. A proposta foi apresentada pelo ex diretor do Banco do Nordeste, Luis Carlos Everton de Farias, que hoje é o Presidente da Agencia de Fomento do Piauí.”.

Ele acrescentou:” Pela proposta é possível a rede Nordeste de agências de Fomento, bancos e Secretarias de Planejamento dos Estados elaborar ou centralizar projetos com o setor privado, em áreas com grande viabilidade, a exemplo do Turismo, Habitação, mineração, agricultura, energias renováveis como eólica e solar, PPPs e outros setores”.

REPERCUSSÃO – Com o FIP Nordeste, opções de PPPs e o Mapa das Oportunidades em Infra Estrutura, Energias, Gás e Petróleo, minérios, Turismo, Comércio Atacadista e Varejista, Agronegócio, Fruticultura e Agropecuária, além de Investimentos com o setor público em saúde, educação, seguranca, modernização e tecnologias alcançadas… o Nordeste está pronto para ampliar exportação e importação e contribuir para o crescimento do Brasil. Emprego e Renda é nossa maior prioridade”, acrescentou.

NORDESTE CONECTADO – Wellington Dias lembrou que “ outro projeto aprovado para estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e agora prossegue é para implantação do Nordeste Conectado”.

– Garantir conectividade para 1.500 Municípios do Nordeste, com 40.000 km de redes de fibra óptica integrados e com integração também por rádio e satélite, colocará o Nordeste brasileiro preparado para as novas oportunidades do século XXI: tele medicina, tele educação, tele segurança e assim mais eficiência em todas as áreas com a presença forte de tecnologias de ponta, completou.

Notícias relacionadas