menu

11/06/2019


Wellington Dias revela avanços na agenda dos governadores com Planalto, inclusive na Previdência

Por Walter Santos

O governador Wellington Dias interpretou, em entrevistqla,logo após o término da reunião dos governadores com Planalto e Congresso Nacional, em Brasilia, nesta terça-feira, que enfim houve avanços consolidados em diversos aspectos, inclusive na Reforma da Previdência com pontos defendidos pelo Nordeste.

– A reunião do Fórum de Governadores, enfim avançou a partir da pauta Federativa em matérias atualmente no Congresso Nacional, a exemplo da regulamentação da Cessão Honerosa com bônus de assinatura de forma consensual com Congresso – afirmou ele acrescentando que agora vão acompanhar a tramitação no Senado.

Segundo ele, chegou-se a uma proposta única entre Congresso e governadores no trato da PEC das Emendas Impositivas, um instrumento importante, e que como consequência permitirá leilões para oxigenar as contas dos estados até o final do ano.

Wellington Dias explicou ainda “a posição firme de recuperação do Fundo de Participação dos Estados envolvendo os municipios, através da PEC 51, no Senado Federal, além de outros avanços na Segurança, Educação”.

PREVIDÊNCIA AVANÇA – O governador explicou ainda que houve avanços na Reforma da Previdência com apoio do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, consolidando compromissos reiterando a manutenção do BPC, importante para mundo rural ainda retirando o ítem da Capitalização como benefício.

Wellington Dias destacou a aprovação consensual de manter a Previdência como fator constante na Constituição prevendo reajuste anual pela inflação.

Ele informou que avança a proposta para que a Previdência abrigue e preserve os professores, policiais e mulheres.

Notícias relacionadas