menu

Brasil

15/04/2015


Zé Dirceu protocola pedido para prestar esclarecimentos

O ex-ministro José Dirceu apresentou uma petição à Justiça colocando-se à disposição para presar esclarecimentos dentro do escopo da Operação Lava Jato, que apura casos de desvios e corrupção na Petrobras. De acordo com a colunista da Folha de São Paulo Mônica Bergamo, Dirceu deseja esclarecer "as inconsistências" do Ministério Público Federal e da Polícia Federal em relação aos contratos da JD Assessoria e Consultoria Ltda, pertencente a Dirceu, junto a algumas das empresas investigadas pela Lava jato.

Para o Ministério Público Federal, há indícios de que a empresa tenha recebido recursos de empreiteiras ligadas ao esquema de corrupção na Petrobras. Segundo o MP, a consultoria recebeu, entre 2009 e 2013, R$ 3.761.000 das construtoras Galvão Engenharia, OAS e UTC Engenharia.

Dirceu defende que as consultorias "nada têm a ver" com o caso investigado pela Operação Lava Jato. Segundo ele, a empresa prestou, sim, consultoria às empreiteiras investigadas "para atuação em mercados externos, sobretudo na América Latina e Europa", mas a relação comercial com essas empresas "não guarda qualquer relação com contratos na Petrobras sob investigação na Operação Lava Jato".


 

Notícias relacionadas