Nordeste

Nova edição da Revista NORDESTE mostra os caminhos para o Brasil superar o maior período de recessão da história

23/06/2020


Edição 161 da Revista NORDESTE

Já está em circulação a edição de número 161 da Revista NORDESTE, que aborda em reportagem de capa os caminhos para o Brasil superar o maior período de recessão econômica da história, ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). O veículo de comunicação também traz análise sobre as pretensões do Palácio do Planalto para a retomada econômica diante da propostas de reforma tributária e do Plano Pró-Brasil; e sobre a reformulação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), durante a pandemia de Covid-19, entre outros relevantes temas.

A Revista NORDESTE é um veículo de comunicação do Grupo WSCOM com 14 anos de circulação, de abrangência nacional, com foco nas ações regionais políticas, econômicas, culturais e nos diversos segmentos.

Na nova edição, o jornalista Walter Santos entrevista o executivo Glauber Piva, que aborda o plano “Novo Normal” no Nordeste. Em síntese, ele explica como o consórcio formado pelos nove governadores nordestinos está construindo ações integradoras para a retomada da economia pós pandemia.

A Revista explica porque a Reforma Tributária, projeto em tramitação no Congresso Nacional, amplamente defendido pelo ministro das finanças, Paulo Guedes, é a grande aposta do governo Jair Bolsonaro, que também convive com o “Pró-Brasil”, proposta apresentada pelo ministro da Casa Civil, Braga Neto. Trata-se de um conjunto de medidas governamentais relacionadas à aplicação de investimentos para garantir o desenvolvimento sócio-econômico brasileiro após a pandemia de coronavírus, mas que até o momento ainda não vingou.

SUDENE

A Revista NORDESTE ainda traz entrevista com o novo superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, que explica a reformulação em curso no órgão de fomento nordestino para atender as necessidades dos nove estados e para a retomada da economia. Ele explica como a pandemia tem provocado fortes modificações na estrutura, que exige pesquisas aprofundadas sobre a sociedade com o objetivo de refazer o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

CONTEXTO HISTÓRICO

Também foram publicadas matérias com contexto histórico, envolvendo países considerados potências mundiais, que conseguiram se reconstruir e até ajudar comunidades aliadas após grandes catástrofes.

O historiador José Octávio de Arruda Mello avalia e expõe as várias contradições do Plano Marshall, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, que foi a principal medida adotada pelos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa no período pós-guerra.

O economista, professor e ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, analisa o sucesso na reconstrução do Japão, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

TECNOLOGIA

A Revista NORDESTE ainda detalha o lançamento de edital pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para startups nos nove estados do Nordeste. A ABDI vai investir em redes para impulsionar a digitalização de empresas regionais. O Objetivo é escolher projetos de instituições públicas e privadas que contribuam para digitalizar o setor produtivo para o período pós pandemia.

CONEXÃO BRASIL-NORDESTE-PORTUGAL

A nova edição faz a estreia de duas colunas sobre a relação “Portugal-Brasil”.

A coluna “Direto de Lisboa: Negócios e Intercâmbio”, com Rui Coelho, analisa as causas e efeitos das relações do país luso com o Brasil.

Já o espaço “O Brasil visto de Portugal: Atualidade & Futuro”, César Rocha escreve sobre o futuro visto a partir das experiências portuguesas.

COMPORTAMENTO

Nas seções de comportamento, a Revista aborda o desafio para os pais diante da possibilidade de retorno ao trabalho, mas com as escolas ainda fechadas e filhos em casa. Redes de apoio virtuais podem ajudar enquanto as aulas permanecerem suspensas devido à pandemia de Covid-19.

Também é destacada matéria sobre o aumento pela procura de divórcios durante a pandemia. De acordo com dados apresentados, cerca de 70% dos pedidos são iniciados pelas mulheres.

A nova Revista NORDESTE está realmente imperdível, acesse a edição virtual e leia na íntegra, CLICANDO AQUI.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.