Nordeste

Nova Revista NORDESTE projeta 2021 com foco na inovação e destaca criação do Parque Tecnológico de João Pessoa e 20 anos do Porto Digital de Recife

A nova Revista NORDESTE já está pronta e finalizada para, esta semana, ir às bancas e ser entregue aos assinantes. A edição de número 168 do periódico apresenta projeção para o ano de 2021 com foco na inovação e tecnologia para avançar e transformar o futuro econômico regional e do país.
A edição apresenta matéria especial sobre o papel da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que anuncia ações voltadas para o investimento na mobilidade e novas formas de incrementos para inovação, com foco nas cidades inteligentes, as chamadas Smarts Citys, e na revitalização das águas.

PARQUE TECNOLÓGICO

A NORDESTE ainda destaca o lançamento do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, pelo Governo da Paraíba, que investirá R$ 20 milhões em área localizada no Centro Histórico de João Pessoa. A medida favorecerá o estímulo ao comércio, ao serviço e habitação, com a possibilidade de criação de startups, geração de emprego, e estímulo à economia.

A edição ainda apresenta entrevista com o governador da Paraíba, João Azevêdo, grande idealizador do novo Parque Tecnológico, que destaca a união político-administrativa com a atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem a frente o prefeito Cícero Lucena.

PORTO DIGITAL

A Revista NORDESTE ainda publica reportagem especial sobre os 20 anos do Porto Digital do Recife-PE. Na matéria, é destacado a história do empreendimento, criado e fundado no ano 2000, por iniciativa de um grupo de 16 professores e doutores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cuja ideia coletiva foi abraçada por grupos políticos diversos é empreendedores da época.

O Polo Digital é considerado um dos maiores centros de tecnologia em produção de software no Brasil. São 344 empresas nacionais e multinacionais embarcadas
no parque tecnológico. Mas, para manter sua vitalidade, e avançar sua visão de futuro nos próximos cinco anos, será necessário, na opinião do presidente da instituição, Pierre Lucena, transpor a barreira da falta de capital humano qualificado e sedimentar a reestruturação do Bairro do Recife, onde está instalado, e todo o seu entorno, quais sejam os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro.

OUTROS DESTAQUES

A nova edição da Revista NORDESTE apresenta também entrevista com o professor doutor Afonso Scocuglia, que aborda detalhes da pedagogia e do centenário de Paulo Freire, brasileiro mais estudado no mundo, considerado o mais importante educador de todos os tempos no país.

Também é destacada a repercussão política do anúncio da saída da Ford do país. O fechamento da fábrica de Camaçari-BA já movimenta a política baiana. O governador Rui Costa revela interesse de indústrias chinesas em ocupar as instalações no interior baiano, da mesma forma que estuda a relocação dos funcionários da indústria automobilística.

Em outro destaque, matéria sobre o leilão on-line promovido este mês pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que vai ofertar cerca de 778
carros e motos que serão removidos de pátios depósitos sob a guarda do órgão, por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Revista NORDESTE é um veículo de comunicação do Grupo WSCOM com 14 anos de circulação, de abrangência nacional, que trata sobre fatos políticos, econômicos e de cotidiano com foco regional. Nos próximos dias, a edição virtual será disponibilizada para leitura.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp