Nordeste

Número de infectados pelo novo coronavírus volta a cair em Teresina

Além disso, pela primeira vez, número de pessoas imunes ao vírus é maioria.

22/07/2020


Na imagem a cidade de Teresina , capital do Piauí

O número total de infectados em Teresina voltou a cair nesta semana, somando 201 mil pessoas – na semana anterior, eram 217 mil – segundo a última pesquisa sorológica realizada na capital e divulgada nesta quarta-feira (22). Ainda segundo a pesquisa, já há mais de 93 mil pessoas imunes ao vírus na capital.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os dados à imprensa por meio de videoconferência. Segundo ele, a 14ª etapa da pesquisa confirma o que as últimas etapas vinham apontando: Teresina já passou pelo pico da doença e os índices mais preocupantes estão em queda na capital.

“Esse número [contaminados] teve uma queda no início de julho, depois aumentou entre os dias 11 a 13, mas na última semana caiu novamente em cerca de 7%. Ainda não chegamos à chamada ‘imunidade de rebanho’ [quando a maior parte da população já está imunizada], ainda existe espaço para o crescimento da doença, mas essa quantidade de pessoas que podem se infectar fica cada vez menor”, explicou o prefeito.

Nesta etapa, pela primeira vez, o número de infectados imunes foi maior que o de infectados ativos. Ou seja, a quantidade de pessoas que já testaram positivo e que agora estão, teoricamente, imunes e não contraem nem transmitem mais o vírus, é maior que o número de pessoas que estão ou estiveram doentes e continuam transmitindo a doença. Na pesquisa anterior, eram 102 mil com o vírus ativo e 83 mil imunes.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.