Internacional

OPINIÃO: Walter Santos avalia reação dura da China expulsando jornalistas americanos como “nova guerra” em reação à midia do Ocidente

17/03/2020


O multimídia, expert em jornalismo digital e analista politico Walter Santos, da Revista NORDESTE, aborda em novo artigo o grave enfrentamento da China à narrativa ideológica do Ocidente contra o país e o Oriente, por isso reagiu e pediu as credenciais de jornalistas americanos atualmente por lá.

Segundo WS, a reação da China deve ser a mesma em breve da Rússia, India e Africa do Sul, pois, recentemente estiveram em São Paulo condenando o tratamento da Midia Ocidental.

Esta reação, segundo ele, é o começo da nova guerra da midia entre Ocidente e Oriente pela hegemonia da narrativa jornalistica sobre o mundo.

A nova guerra no mundo expõe conflito da Mídia do Oriente contra o Ocidente por trato contrário ao RICS , sem o Brasil, em especial à China

O que já era enredo de Ópera esperada para futuro proximo aconteceu mais cedo do que previsto com a decisão da China nesta terça -feira, 17, de mandar sair do País jornalistas americanos em represália às atitudes ideológicas do Governo Trump de tratar mal e discricionariamente os profissionais chineses.

É que a China decidiu pedir que os jornalistas que trabalham para o New York Times, Wall Street Journal e Washington Post entreguem suas credenciais. Aliás, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês afirmou que a medida é uma resposta aos ataques “impulsionados por uma mentalidade de Guerra Fria”.

INICIO DE NOVA CRISE

A nova crise é só o começo do que mais na frente deve envolver Rússia, Índia e África do Sul, todos insatisfeitos pelo tratamento ideológico da Mídia Ocidental contra os RICS, pois foi o que segundo eles revelaram em recente encontro de mídia do BRICS em São Paulo.

No caso de hoje, a crise da pandemia do coronavírus levou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a criar nova tensão com a China ao se referir à doença como “vírus chinês”. É que a China acusa militares americanos de terem levado o vírus para o país oriental e não aceitam esta pecha.

PALAVRA OFICIAL DA CHINA

Segundo a diplomacia chinesa, esta é a conjuntura necessária a ser adotada pela China:

– [As decisões] são medidas totalmente necessárias e recíprocas que a China é obrigada a tomar em resposta à opressão irracional que as mídias chinesas estão sofrendo nos EUA. Elas são justificadas e de legítima defesa em todos os sentidos. O que os EUA fizeram foi atacar exclusivamente as organizações de empresa de comunicação chinesas e, portanto, foram impulsionados por uma mentalidade da Guerra Fria e um viés ideológico”.

RICS VÊEM TRATAMENTO DESIGUAL

Na reunião recente, em São Paulo, todos os representantes da Rússia, Índia, China e África do Sul reclamaram do tratamento da Mídia do Ocidente sempre abrigando formas preconceituosas contra esses países.

A China, por exemplo, reclamou algumas vezes da Mídia ao se referir à apreensão recente de containers com 35 cidadãos orientais sempre tratados como chineses com abordagem de que poderiam ser refugiados da China.

O fato é que depois de semanas e meses a Mídia descobriu que se tratavam de vietnamitas fugidos e chineses.

É por conta deste tratamento desigual e parcial que a China, Rússia, Índia e África do Sul preparam forte contra-ataque. Querem acabar com a hegemonia da narrativa do Ocidente sobre os assuntos se interesse de todos os paises e não só os Estados Unidos.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.