Nordeste

Os profissionais convocados serão contratados pelo período de seis meses e atuarão em três regiões de saúde do Estado.

Medidas de saúde e sanitárias são aplicadas em 45 unidades prisionais. 

27/04/2020


Imagem ilustrativa

Intensificando ainda mais as ações de prevenção à transmissão do coronavírus (Covid-19) no sistema prisional do Maranhão, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), segue realizando as medidas de saúde e sanitárias nas 45 unidades prisionais.

As medidas, adotadas pela Seap nas últimas semanas, são ainda mais rigorosas para atender os padrões de higiene. Estão sendo feitas, por exemplo, ações de sanitização de superfícies como pisos e paredes dos estabelecimentos penais.

A sanitização, substância química que combate vírus, bactérias, fungos e ácaros, está sendo aplicada nos locais de convívio dos internos como celas e pátios, garantindo a proteção por 90 dias internamente e 30 dias externamente.

“Estamos intensificando ainda mais as ações em prevenção ao Coronavírus, elas se estendem a ampliação dos serviços de sanitização, de saúde, vacinação, higienização, tudo para garantir os padrões dos órgãos de saúde”, destaca o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

Internos são imunizados contra H1N1

A campanha vacinal contra a gripe influenza (H1N1) ocorre nas Unidades Prisionais de Ressocialização que integram o Complexo Penitenciário São Luís,  na Penitenciária Regional São Luís e em mais 15 unidades no interior do estado, tendo assim mais de 4 mil internos já imunizados em todo Maranhão.

Em caráter preventivo, a Seap ampliou os atendimentos médicos com a força-tarefa de duas “equipes volantes”, que inclui médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais que trabalham em plantões para atendimento nas unidades da capital. O sistema prisional conta com Núcleo de Saúde com 21 leitos, corpo técnico, ambulâncias de emergência, realização de exames de laboratório e de raio-x.

Como procedimentos de rotina nas unidades, a Seap continua realizando a triagem dos internos para averiguação de casos sintomáticos, aferição de temperatura, distribuição de máscaras de proteção, bem como ações educativas informando as formas de contágio e prevenção ao vírus.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.