BRASIL

Para conter crise na Câmara, Dilma faz nova rodada com PMDB

Em mais uma rodada de conversa para debelar a crise com o PMDB, a presidente Dilma Rousseff realizou duas reuniões com a cúpula do principal partido aliado do PT no governo. No início da manhã desta segunda-feira, 10, Dilma se reuniu no Palácio do Planalto com o vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB; o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os líderes do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O encontro, que também tem a participação do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, tinha por objetivo discutir as demandas da bancada do PMDB no Senado.

Na sequência, a presidente Dilma fez outra reunião para tratar, desta vez, dos problemas de articulação política do Planalto com a bancada do PMDB na Câmara, maior foco da rebelião peemedebista. Participarão o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

Mais cedo, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), voltou a dizer que sua insatisfação não é isolada. "Me isolar é isolar a bancada", escreveu em seu perfil no Twitter. O parlamentar, que defende a revisão da aliança com o PT, é o protagonista do recente impasse entre as legendas.

Na Câmara, a insatisfação envolve pedidos por mais cargos na máquina pública, acusações de que o governo federal dispensa tratamento diferenciado ao PT e problemas com a liberação de emendas parlamentares. Já no Senado, os peemedebistas querem a indicação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para um ministério. O pleito inicial era pelo posto de ministro da Integração Nacional, o que ampliaria a presença peemedebista na Esplanada, mas a presidente ofereceu ao senador paraibano o Ministério do Turismo.

São Paulo. Depois das reuniões com a cúpula do PMDB, a presidente ainda receberia o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, também do PMDB. Por volta das 13 horas, ela partiu para São Paulo, onde participa de cerimônia de lançamento da Vacinação Nacional contra o HPV, no Jardim Esmeralda. No final da tarde, Dilma viaja para o Chile, onde acompanhará, nesta terça, 11, a posse da presidente Michelle Bachelet. 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp