Nordeste

Pernambuco tem menor média de consumo diário de água no Brasil, diz IBGE

Segundo pesquisa, volume médio de água consumido por dia, por residência, é de 302,3 litros. Média no país é de 420 litros. Dados são de 2017

23/07/2020


Imagem meramente ilustrativa

Pernambuco tem a menor média de água consumida por dia entre os estados brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma pesquisa divulgada pelo instituto mostra que, no estado, o volume médio de água consumido por dia, por residência, é de 302,3 litros, sendo que a média, no país, é de 420 litros. Os dados são referentes a 2017.

A pesquisa do IBGE considera que, em cada domicílio, vivem três pessoas, em média. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de água suficiente por pessoa é de 110 litros por dia. No Brasil, essa média é de 140 litros por dia por pessoa. Em Pernambuco, por sua vez, esse número ficou em 100,7 litros.

A pesquisa apontou, ainda, que Pernambuco tem 165 municípios com alguma estrutura no setor, como estações de tratamento de água (ETA) e unidades de tratamento simplificado (UTS).

No entanto, em 17 cidades, elas não estão em operação. Essa água é recebida, no estado, por 2,4 milhões de economias ativas, que são domicílios ou unidades comerciais com abastecimento de água onde houve pagamento de conta e/ou consumo.

De todas as economias ativas em Pernambuco, 95% são residenciais. No estado, há uma cidade que não tem abastecimento de água, que é Inajá, no Sertão.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.