BRASIL

Petrobras pode reduzir preço da gasolina para controlar inflação

No momento em que vende ativos e propõe a redução da jornada e dos salários dos funcionários, a gestão de Pedro Parente, na Petrobras, deve propor uma medida polêmica: diminuir o preço da gasolina para ajustá-lo aos padrões internacionais.

"A intenção é anunciar a medida junto com uma nova política de preços para os combustíveis, cujo critério será o alinhamento do preço praticado no Brasil com os do mercado internacional. Atualmente, a gasolina comercializada no Brasil está até 30% mais cara que na média dos preços no exterior, de acordo com cálculos de economistas que acompanham esse mercado", diz reportagem de João Borges.

O objetivo real da medida, no entanto, é tentar reduzir a inflação que, mesmo com o País em recessão e a maior taxa de juros do mundo, não tem cedido.

Ontem, Parente anunciou a redução de 25% dos investimentos da empresa, que retrocederam aos níveis de 2006, e pediu autorização para comprar plataformas de petróleo no exterior, ferindo a regra que estabelece um nível mínimo de conteúdo nacional. 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp