Nordeste

Piauí terá plataforma para estimular comercialização de produtos da agricultura familiar

20/08/2020


Ainda repercute o fato do governador Wellington Dias ter participado na tarde desta quarta-feira (19), em reunião virtual transmitida pelo YouTube, da apresentação do Programa de Alimentos Saudáveis (PAS) e do lançamento do Sistema de Informações Regionais da Agricultura Familiar (Siraf).

A iniciativa liderada pelo Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura do Nordeste estabelece uma estratégia para fortalecimento e expansão da agricultura familiar na região. O sistema reunirá em um portal, dados relacionados à produção, armazenamento e comercialização dos alimentos produzidos pelo homem do campo, facilitando a distribuição e aquisição pelo mercado.

“Este é um instrumento importante que oferece informações relacionadas à produção, comercialização e até mesmo divulgação para apresentar ao mercado nacional e internacional uma região com 55 milhões de brasileiros, com uma presença muito forte da agricultura familiar”, explicou Dias.

O governador ressaltou o esforço feito no Piauí para a retomada das ações na agricultura familiar, destacando a capitalização da Agência de Fomento. Falou também do desafio que a região Nordeste enfrenta com o desmonte de diversos programas voltados ao homem do campo pelo governo federal.

De acordo com o Censo Agropecuário 2017, 45% do território nordestino é ocupado por estabelecimentos agropecuários. O Siraf e o PAS são iniciativas discutidas e aprovadas pelo Consórcio Nordeste que visam o fortalecimento integrado da agricultura familiar, articulado com governos, pesquisadores, movimentos sociais e organismos internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e o Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura (Fida).

“O Consórcio Nordeste entra facilitando as relações. A plataforma Siraf é um passo importantíssimo que a gente, inclusive, não conseguiu dar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, do governo federal. É um ferramenta fundamental para desenvolver produção, comercialização e potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar”, pontuou Carlos Gabas, secretário-executivo do Consórcio Nordeste.

Participaram também da solenidade virtual, os governadores Camilo Santana (CE), Paulo Câmara (PE) e Fátima Bezerra (RN), além de membros do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.