BRASIL

Plebiscito ganha força sobre novas eleições

A presidente Dilma Rousseff deve apoiar um projeto de decreto legislativo para a realização de um plebiscito que daria à população o direito de decidir sobre a continuação ou não de seu governo e do vice-presidente, Michel Temer, e convocação de nova eleição presidencial. É o que afirma a manchete do Valor desta terça-feira.

A poucos dias da votação no Senado do seu processo de impeachment, que pode afastá-la por 180 dias enquanto monta sua defesa, Dilma também estaria disposta a apoiar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a escolha de um novo presidente em outubro. Ela não pretende, no entanto, liderar a iniciativa.

O tema foi apresentado por um grupo de senadores, incluindo os petistas Paulo Paim e Gleisi Hoffmann, e conta com o apoio de ministros como Jaques Wagner, da Casa Civil, mas encontra resistência dos movimentos sociais. Para representantes da Frente Brasil Popular, as novas eleições enfraquecem o discurso do golpe.

Com o plebiscito, Dilma acredita que pode obter o apoio da população, alegando que o eventual governo de Michel Temer seria ilegítimo, e o melhor caminho seriam os brasileiros escolherem, nas urnas, um novo presidente. O ex-presidente Lula pode tratar do assunte esta semana, em Brasília, com os senadores.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp