Nordeste

Prefeito de Teresina estima retomada gradual do comércio para a primeira quinzena de julho

Ele destacou que será elaborado um plano de retorno gradual

24/06/2020


Na imagem o prefeito de Teresina, Firmino Filho

G1-PI

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), disse que a previsão é de que na primeira quinzena de julho será possível iniciar uma retomada gradual do comércio na capital. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24), em entrevista por vídeo a respeito da mais recente pesquisa sorológica, que indica queda na taxa de transmissão do coronavírus em Teresina.

“O que peço e que estou propondo ao governador [Wellington Dias-PT], a vários setores, é que nas próximas semanas a gente reforce o isolamento social. A gente tem feito uma maratona há 90 dias, vamos então fazer o chamado sprint final, endurecer o máximo possível as medidas, se possível até um lockdown rígido, para que possamos passar por esse momento de forma tranquila e lá na frente, no início de julho, iniciar a retomada da economia”, disse ele.

Ele destacou que, até lá, será elaborado um plano de retorno gradual do comércio, com observação dos setores que podem começar a funcionar e de que forma. Isso será discutido com os empresários e com o governo do estado, segundo ele.

Queda na contaminação

Segundo ele, é possível pensar nesse retorno porque, na capital, a tendência é de queda nos índices de contaminação. Apesar da alta taxa de ocupação de leitos de UTI (cerca de 70%) e de número de consultas médicas por síndromes gripais (mais de 2,8 mil em um dia), a cidade tem mostrado estabilização nesses dados. Embora haja crescimento, a velocidade está cada vez menor.

Enquanto nas primeiras semanas da pesquisa houve crescimento de até 91% no número de infectados (de 17 mil para 32 mil com coronavírus), na ultima o número aumentou apenas 17% (de 133 mil para 156 mil).

Além disso, o R0 (taxa que indica para quantas pessoas um paciente infectado é capaz de transmitir o vírus), continua em torno de 1. Isso significa que uma pessoa infectada está transmitindo apenas para mais uma pessoa. O índice na capital já ficou próximo de 2.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.