Alagoas

Prorrogação do decreto: Renan Filho estuda reabertura gradual do setor produtivo

"Provavelmente vamos prorrogar o decreto", disse ele

28/05/2020


A prorrogação do decreto estadual de medidas de isolamento em Alagoas foi citada várias vezes pelo governador do de Alagoas, Renan Filho (MDB), em uma entrevista online concedida na manhã desta quinta-feira (28). O chefe do Executivo alagoano revelou ainda que estuda a possibilidade de implantar medidas de relaxamento do setor produtivo.

A entrevista foi dada ao jornal Valor Econômico, e Renan Filho afirmou que tem discutido a possibilidade de retomada gradual com a comunidade médica e a sociedade civil organizada. “Provavelmente vamos prorrogar o decreto. Estamos discutindo se há possibilidade de iniciar de maneira segura medidas de relaxamento do setor produtivo”, afirmou Renan Filho.

“Nós podemos endurecer as medidas para algum segmento e podemos iniciar o retorno à normalidade em alguns outros setores que não atrapalhem as medidas de isolamento nesse momento e não facilitem a propagação do vírus e de novos casos”, disse Renan Filho.

Apesar do número de casos de Covid-19 ter aumentado consideravelmente em Alagoas, o governador disse que o estado não chegou ao colapso na rede de saúde que outros estados chegaram, mas que o avanço em cidades do interior é o que preocupa no momento. “Tenho mantido contato com o ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, e ele constatou também que em algumas regiões metropolitanas do Norte e do Nordeste a curva de contágio começa a crescer em velocidade menor. O problema é a aceleração no interior dos estados. Por isso, a gente pode mudar as medidas de isolamento”, cogitou o governador.

Índices de isolamento

De acordo com o que disse o governador Renan Filho, o estado de Alagoas figurou ontem (27) como o 8º em maior índice de isolamento no Brasil. A capital, Maceió, teve o 7º maior isolamento entre as captais brasileiras. “Quando o número de casos e de mortes se eleva, as pessoas tem mais clareza da realidade. Parece que cai a ficha e o cidadão passa a se preservar mais e a preservar mais a sua família”, enfatizou.

Questionado mais uma vez sobre a possibilidade de adotar o lockdown no estado, Renan Filho lembrou que a medida adotada em outros locais do Brasil não atingiu, necessariamente, os índices ideias de isolamento. “Isso significa que nem sempre o nome da medida adotada é tão eficaz como se imagina que seja”, disse o governador.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.