Nordeste

Prorrogada a pré-inscrição do NASA Space Apps Challenge in Recife Edição 2020

14/09/2020


A intensa maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai estudantes e profissionais de diversas áreas da Tecnologia da Informação, Engenharias, Design, Negócios, entre outras, já tem data para aterrizar aqui no Recife, uma das cidades contempladas a realizar o evento pelo segundo ano consecutivo. O NASA Space Apps Challenge in Recife acontece de 2 a 4 de outubro, de forma gratuita e 100% digital com previsão de atrair 100 participantes.

Diante da inviabilidade da pandemia da Covid-19, em termos de segurança à saúde, este ano o evento será virtual com a comunicação entre organização e participantes estabelecida através do app Space & Terra. “Com o aplicativo Space & Terra, os participantes selecionados para o “NASA Space Apps Challenge“, tem um ambiente exclusivo de acesso à comunidade fomentada por Leka Hattori – organizadora do NASA Space em Salvador, acesso à mentoria, networking, conteúdos exclusivos, troca de informações, colaboração e, aprendizado durante e pós evento, de forma divertida e direcionada.” O prazo para a pré-inscrição gratuita foi prorrogado até o dia 16 de setembro pelo site, com formato individual ou em equipe de 4 ou 5 pessoas.

Desde 2019, a igualdade de gênero é o foco do evento quando 50% dos participantes foram mulheres, a expectativa para 2020 é que além de manter esse percentual, possa atingir a meta exigida pela organização mundial de ter o maior número possível de participação de pessoas pretas, de acordo com a empreendedora Dani Bezerra, uma das líderes do evento em Recife, juntamente com o empreendedor Breno Paredes, que estão à frente da organização do evento com uma equipe de cinco pessoas.

As premiações locais vão desde cursos de programação da Labenu e de soft skills da Trêsbê Educação até acesso a eventos. Além dessas empresas, o evento tem o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. As duas melhores equipes locais serão submetidas à organização mundial e poderá fazer parte dos cinco premiados mundiais do NASA Space Apps Challenge – o prêmio para as equipes que propuserem melhores soluções globais é uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos.

Sobre NASA Space Apps Challenge

É uma competição internacional, que ocorre em todo o mundo ao mesmo tempo, promovida pela incubadora da N.A.S.A que tem como objetivo resolver problemas reais a partir de desafios de vários níveis diferentes, permitindo que crianças, jovens e adultos possam participar. A maratona tem duração de 48 horas e reúne pessoas de diferentes skills (arte, design, tecnologia, negócios, engenharia, saúde, cultura, educação, ciência de dados, meio ambiente, política entre outras) que recebem acesso a dados da NASA relevantes a esses temas.

 

O objetivo é proporcionar um ambiente de imersão, onde os participantes possam trabalhar em grupos multidisciplinares para desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios. A NASA acredita que a inteligência coletiva pode transformar o mundo e, por essa razão, disponibiliza seus dados para que pessoas do mundo inteiro possam colaborar e cocriar soluções incríveis.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.