NORDESTE

Reabertura do varejo é iniciada no Pernambuco com diversos protocolos; saiba como fica

O plano de retomada das atividades econômicas entra em mais uma etapa em grande parte dos municípios de Pernambuco nesta segunda-feira (15). A flexibilização passa a valer para o varejo de rua, de bairros e de centro, que tenham até 200 metros quadrados com horário estabelecido entre 9h e 18h e para salões de beleza e serviços de estética. Também entram na retomada o comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos com 50% dos funcionários de vendas. Porém, cada setor deverá seguir os protocolos estabelecidos pelo governo do estado para funcionar dentro dos padrões de exigências sanitárias para evitar que o número de casos da Covid-19 volte a subir e, consequentemente, crie a necessidade de fechar as atividades econômicas novamente. A lista é grande e conta com medidas sobre distanciamento social, higiene e comunicação e monitoramento.

Os estabelecimentos que se enquadram entre os autorizados a reabrir nesta segunda-feira abrangem a maior parte do comércio. “A gente sabe que os consumidores vão voltar aos poucos, mas essa retomada já ajuda. Ela vai atingir a maioria das lojas porque a maioria é pequena mesmo. Em muitos casos, mesmo quem tem loja grande, tem outra unidade menor e vai poder reabrir. Então essa medida vai atender a maioria dos lojistas. Talvez só não atenda as grandes redes agora neste início”, afirma Eduardo Catão, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE).

Ele garante que a entidade fez um trabalho de conscientização junto aos lojistas para que os protocolos estabelecidos pelo governo do estado sejam seguidos. “Fizemos esse alerta para que depois não haja a necessidade de voltar a fechar porque o prejuízo vai ser grande. Já passamos quase 90 dias fechados, tem que ter precaução agora. Então os lojistas vão ter mais cuidados. Vai ter número de clientes determinados, todo mundo de máscara, álcool em gel e todos os protocolos estabelecidos. Nas cidades menores vai ser até mais tranquilo e esperamos que funcione tudo bem. Nosso objetivo não é só reabrir as lojas. Mas temos que ter o respeito com os clientes e com as equipes e a responsabilidade com o estado como um todo para que possa reduzir essa taxa de infectados”, ressalta.

Preparados

Alguns lojistas aproveitaram o período que as lojas físicas estavam fechadas para investir nas transformações necessárias para o atendimento na reabertura. É o caso de Isis Lopes, proprietária de quatro unidades da Villa Kids e uma da By CP. “Compramos secadoras de roupas para colocar nas lojas e elas são colocadas nas máquinas e expostas a temperaturas altas. Pesquisamos muito e conversamos com infectologista para ser algo que o vírus não resistisse e também não danificasse as peças. Inclusive, o cliente pode solicitar que a peça seja colocada lá e esperar 15 minutos, se ele desejar ter a certeza que tem um produto limpo. É importante que os clientes possam ver as medidas para se sentirem mais seguros”, diz.

O investimento nas cinco máquinas girou em torno de R$ 3 mil, mas ela também aportou o mesmo valor em produtos de cuidado e higiene e outros tipos de serviços. “Todos os funcionários ganharam máscaras personalizadas, viseira, temos um cuidado forte com a higienização do ambiente e dos colaboradores, fiz treinamento sobre distanciamento e desde abril mantenho transporte. Desta forma também tenho ajudado os maridos desempregados porque pago a eles como se fosse um Uber para pegar os funcionários e eles não precisarem pegar transporte público para chegar ao trabalho. Vou manter em junho”, completa Isis Lopes.

Vale ressaltar que a nova etapa não começa a valer nesta segunda-feira em 85 municípios que fazem parte das regiões de saúde de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns. O governo de Pernambuco anunciou na última quinta-feira que a flexibilização do comércio e salões de beleza nestes locais seria adiada por, pelo menos, mais uma semana porque esses locais não acompanharam a tendência de queda de contaminação do coronavírus e da demanda de leitos de UTI.

Medidas acessíveis para salões de beleza

Os salões de beleza e serviços de estética também devem atender a um padrão de protocolos para garantir a segurança sanitária de clientes e funcionários e evitar a disseminação do coronavírus. Cuidados que precisam ser redobrados por serem atividades que costumam exigir contato direto entre colaboradores e consumidores. As medidas foram discutidas entre o governo do estado e com o Sindicato Patronal dos Salões de Beleza de Pernambuco (Sinbeleza-PE) para que pudessem ser acessíveis a todos os estabelecimentos pernambucanos, já que o estado tem aproximadamente 24 mil salões de beleza e mais cerca de 21 mil MEIs de todos os portes.

Segundo Cinthia Almeida, presidente do Sinbeleza-PE, foi feito um trabalho para massificar todas as informações referentes aos protocolos e também mostrar que elas são acessíveis e importantes nos cuidados com a saúde. “Não são protocolos rígidos, são medidas acessíveis e que atendem às necessidades. O sucesso de conseguir passar por essa fase de forma mais tranquila depende do tanto de responsabilidade que cada um vai ter”, acredita.

Ela explica, por exemplo, que o protocolo exige um distanciamento de 1,5 metros em relação a lavatórios e  bancadas. “Mas se o salão vai adesivar a marcação ou colocar barreira física de acrílico, depende só dele e isso abrange vários tipos de estabelecimentos”. O uso de EPIs também será necessário, com a máscara sendo obrigatória e a orientação para o uso de escudos faciais em caso de contato mais próximo. “Se você entrar na internet, tem vários vídeos ensinando a fazer os dois, não precisa de um grande investimento para quem não puder”, acrescenta.

Mesmo com a necessidade de investir em produtos de higiene e limpeza, também existem soluções mais baratas. “Pode usar o álcool em gel, mas também pode pedir que o cliente lave as mãos com sabão antes de começar a atender. Pode usar alcool 70 líquido para fazer a desinfecção, mas também pode usar a solução de água com água sanitária que é mais barata. Pode usar um tapete sanitizante na porta, mas também pode colocar um pano com água sanitária e ficar trocando e umedecendo na solução de tempos em tempos”, sugere.

Para ela, a maior dificuldade será em relação ao agendamento. “Antes muitos clientes chegavam de forma espontânea e agora tudo vai ter que ser agendado. Não tem regra de como o agendamento deve ser feito, mas precisa ter espaçamento de tempo entre um cliente e outro para evitar aglomeração e dar tempo de fazer a higienização do local e equipamentos, caso não tenha mais de um kit. Tudo vai ter que ser desinfetado, inclusive pentes, chapinha, escova, babyliss, tudo”. reforça. A autoclave, máquina para esterilzar equipamentos de manicure e corte de cabelo, tem um custo a partir de R$ 1.500, mas a presidente explica que ela já era obrigatória desde antes. “A esterelização é obrigatória antes da Covid-19 ou poderia haver chance de contaminação de hepatite ou AIDS, então não é algo novo para quem já estava cumprindo as determinações do setor”.

Joana Cavalcante, sócia do salão Joolie ao lado de Renata Tomaz, estabeleceu várias normas para a retomada da atividade. “Vamos ter tapete sanitizante, borrifar álcool em gel nas mãos dos clientes, trocamos as fardas para facilitar a lavagem, criamos uma sala de esterilização com a autoclave lá, mudamos horários da equipe, todos vão usar máscara, escudos faciais e protetores nos pés, demarcamos o chão. Nossa marca era um atendimento express, mas tivemos que investir em um software de agendamento para criar esse novo hábito. Nossos investimentos chegaram a R$ 3 mil para fazer as adaptações. Mas muita coisa também fizemos usando a criatividade. Fizemos treinamento gratuito com o Sebrae e familiares e amigos ajudaram a deixar o ambiente em ordem para a reabertura”, completa.

CONFIRA O PROTOCOLOS PARA VAREJO:

Distanciamento social

– proibido eventos públicos
– desestímulo ao uso de elevadores
– quando houver bancos e cadeiras, demarcar distância
– onde tem venda de alimentos, proibido consumo no local
– avaliar possibilidade de turnos diferenciados
– evitar reuniões presenciais com trabalhadores
– evitar aglomerações nos intervalos
– minimizar trabalho que requer proximidade entre colaboradores
– revisar rotinas de recebimento de mercadorias
– Mercadoria para coleta e entrega por motoboy deve estar em local com controle do estabelecimento

Higiene

– apenas vender mercadorias sem possibilidade de provar
– uso de máscara por funcionários, colaboradores e clientes
– provadores devem ser higienizados a cada cliente
– mercadorias devolvidas ou trocadas devem ser higienizadas ou guardadas em embalagens individuais por quatro dias para voltar a ser exposta ou vendida
– reforçar limpeza e higienização de superfícies mais tocados
– higienizar carrinhos e cestas
– produtos alimentícios em displays abertos de autoatendimento devem ser colocados em ambalagens de plástico, celofane ou papel. Em casos de produtos expostos soltos, como pães, devem ser colocados em vitrines de acrílico e em sacos e funcionário devem usar pinças para retirar

Comunicação e monitoramento

– usar meios de comunicação disponíveis para informar clientes sobre medidas adotadas
– usar meios de mídias interna e redes sociais para divulgar informações sobre prevenção de contágio
– acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores diariamente no início do expediente
– medição de temperatura dos trabalhadores diariamente para empresas com mais de 20 funcionários
– caso trabalhador fique doente no local de trabalho com sintomas da Covid-19, deve ser removido para área afastada de outros funcionários e clientes, assim como de alimento, até saída para atendimento médico

PROTOCOLOS PARA SALÕES DE BELEZA E SERVIÇOS DE ESTÉTICA:

Distanciamento social

– distância de 1,5 metros entre bancadas de atendimento
– receber clientes apenas com hora marcada, deixando intervalo para desinfecção do local e materiais
– não permitir a espera interna
– avaliar possibilidade de turnos diferenciados
– evitar aglomerações nos intervalos
– sinalizar distância mínima entre o cliente e o balcão

Higiene

– uso de máscara por funcionários, colaboradores e clientes
– Recomendável uso de escudos faciais e luvas para profissionais que demandam proximidade e contato com o cliente
– higienizar e desinfetar equipamentos, utensílios e acessórios, além de superfícies de contato, a cada atendimento
– higienização da estação de trabalho a cada troca de colaborador
– não deve haver toalhas ou capas de corte compartilhados entre clientes
– funcionários devem evitar compartilhamento de ferramentas
– materiais que não podem ser de utilização única devem ser desinfetados com álcool 70% a cada uso
– material de manicure cortante e tesouras de corte deve ser autoclavado
– se descontaminação não for possível, deve optar por soluções descartáveis
– em caso de vendas de mercadorias, não deverá haver teste ou prova dos produtos no local

Comunicação e monitoramento

– usar meios de comunicação disponíveis para informar clientes sobre medidas adotadas
– usar meios de mídias interna e redes sociais para divulgar informações sobre prevenção de contágio
– acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores diariamente no início do expediente
– realização de treinamento específico para funcionários para informar melhores técnicas para evitar o contágio
– trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual
– caso trabalhador fique doente no local de trabalho com sintomas da Covid-19, deve ser removido para área afastada de outros funcionários e clientes até saída para atendimento médico


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