Nordeste

Recife completa dois meses de redução nos indicadores da Covid-19, diz Prefeitura

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em relação ao fim de abril, o ponto mais alto da doença, a média móvel de novos casos caiu 95,7% e a média de mortes recuou 88,4% na capital pernambucana

18/07/2020


Recife - Foto: @DR

Portal WSCOM

O Recife alcançou dois meses consecutivos de queda nos números da Covid-19, informou a Prefeitura da cidade nesta sexta-feira (17). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em relação ao fim de abril, o ponto mais alto da doença, a média móvel de novos casos caiu 95,7% e a média de mortes recuou 88,4% na capital pernambucana.

Segundo os indicadores da prefeitura, no fim de abril, a média móvel de novos casos da Covid-19 era de 285 novos casos por dia. Até a quarta-feira (15), essa média era 12, o que representa uma redução de mais de 95%. O Recife desativou quatro dos sete hospitais de campanha montados para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Da mesma forma, ainda conforme os dados da prefeitura, a média de óbitos por Covid-19, por data de morte, era 45 casos por dia no início de maio. Até o dia 15 de junho, a média móvel estava em cinco óbitos por dia, o que equivale a uma redução de 88,4% nessa média no período citado.

Diante desses números, o prefeito Geraldo Julio (PSB), em pronunciamento pela internet, celebrou a marca, mas pediu para que as pessoas mantenham as medidas de prevenção, mesmo com as reaberturas graduais de atividades econômicas. O objetivo é evitar uma segunda onda de infecções.

“Completamos 60 dias de uma redução sólida e consistente da Covid-19 no Recife. Quero agradecer a todos, mas também lembrar que o grande desafio dos recifenses agora é não deixar vir uma segunda onda, pra gente não precisar fechar tudo que foi aberto nos últimos dias. Essas conquistas todas são fruto do trabalho de todo mundo junto, e, enquanto não tiver uma vacina, vamos estar sempre correndo riscos e avaliando. A melhor forma da gente manter todas essas conquistas é fazendo a prevenção. É isso que diminui o risco de uma segunda onda”, afirmou.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (17), 1.332 casos e 33 óbitos causados pela Covid-19. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, o estado passou a totalizar 77.423 infectados e 5.869 mortos devido ao novo coronavírus, números que começaram a ser registrados no início da pandemia, em março.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.