MARANHÃO

Regionais de Educação promovem Conferências pelo Meio Ambiente

Como parte das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em novembro, em Brasília, iniciaram, nesta quarta-feira (2), nas Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão, as conferências regionais, que reunirão delegados eleitos em 1.160 conferências realizadas dentro das escolas.

No Maranhão, o processo é coordenado pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema), que foram o órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental. Para a realização das conferências, a Seduc, por meio da Secretaria-Adjunta de Projetos Especiais, vem mobilizando comunidades escolares de ensino fundamental do 6º ao 9º ano, incluindo as escolas indígenas, quilombolas e assentamentos rurais.

Nessa etapa, serão apresentados e discutidos projetos de ação escolhidos nas conferências das escolas e transformados em produtos de educomunicação. As conferências acontecerão até o dia 10 deste mês em nove polos regionais. A lista de participantes por regional está disponível no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br), basta clicar no banner da conferência.

As UREs de Caxias, Codó e Timon, São João dos Patos e Balsas realizaram suas conferências, na quarta-feira (2), em Caxias e São João dos Patos. As regionais de Chapadinha e Itapecuru realizarão a conferência nesta sexta-feira (4), em Chapadinha. Da mesma forma, em Pedreiras, se reunirão também delegados das UREs de Pedreiras e Bacabal.

Segunda-feira (7) serão as UREs de Presidente Dutra e Barra do Corda, em Presidente Dutra e Santa Inês e Zé Doca, em Santa Inês. Na quarta-feira (9), acontece em Pinheiro com as regionais de Pinheiro e Viana e, em Açailândia, reunindo as UREs de Imperatriz e Açailândia. A última conferência da etapa regional será realizada, na quinta-feira (10), em Rosário, com as UREs de São Luís e Rosário.

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC/MMA), é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. O processo compreende encontros e diálogos nas escolas, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias para as etapas sucessivas.

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a conferência pretende fornecer elementos para o debate nas escolas e propõe questões como: o que é uma escola sustentável; quais valores, habilidades e atitudes necessárias para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida para presente e futuras gerações; como transformar a escola em um espaço vivo, acolhedor e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental; e como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem.

A conferência auxiliará as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vidas) de cada escola, a implementar os currículos, a gestão democrática e a modificar os espaços construídos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.


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