Bahia

Rui Costa anuncia mudança nas secretarias de Relações Internacionais, Agricultura e Turismo

Informações foram divulgadas no Papo Correria, programa do gestor nas redes sociais, na noite desta terça-feira (18).

 

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou mudanças no secretariado. As informações foram divulgadas no Papo Correria, programa do gestor nas redes sociais, na noite desta terça-feira (18).

 

Segundo Rui Costa, o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano assume a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) no lugar de Jonival Lucas.

“Nós teremos amanhã, ingressando no secretariado do Estado, uma figura extraordinária, com a capacidade política enorme, que é o nosso Luiz Caetano, que a partir de amanhã, assume a Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado”, disse o governador da Bahia.

 

Ainda segundo Rui Costa, a Secretaria de Turismo (Setur), que tinha o comando de Fausto Franco, será comandada por Maurício Bacelar, que estava na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) será comandada por João Carlos Oliveira, que até então estava na Secretaria de Meio Ambiente. Com isso, a diretora-geral do Inema, Márcia Teles, vai responder cumulativamente pelo cargo de secretária do Meio Ambiente.

 

“O nosso atual secretário de Meio Ambiente, João Carlos, passa a partir de amanhã, responder pela Secretaria de Agricultura. Também modificações na Secretaria de Turismo, onde teremos, a partir de amanhã, a nomeação do Maurício Bacelar, que passa a assumir a Secretaria de Turismo”, afirmou.

 

O governador também afirmou outras alterações devem ocorrer nos próximos dias.

No Papo Correria do dia 4 de maio, Rui Costa já tinha anunciado duas mudanças no secretariado. Na oportunidade, a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) passou a ser comandada pelo vice-governador João Leão, que era gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Já a SDE, passou a ter o deputado estadual Nelson Leal como gestor.

 

Taxa de ocupação de leitos

 

O governador da Bahia comentou sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, que está acima de 80%. Rui Costa afirmou que caso continue nesse patamar nos próximos dias, as medidas restritivas devem ser retomadas.

“Se a taxa persistir acima de 80% teremos que regredir nas medidas para bares e restaurantes”, disse Rui Costa.

 

Rui Costa fez um apelo para que os donos de restaurantes e lanchonetes cumpram todos os protocolos contra a Covid-19.

“Se funciona por pouco tempo de forma irresponsável, vai funcionar apenas alguns dias, porque vai explodir de casos e nós seremos obrigados a fechar de novo”.

 

Educar para Trabalhar

 

O governador também anunciou que as inscrições para o programa ‘Educar para Trabalhar’, que deveriam ser feitas até esta quarta-feira (19), foram prorrogadas para 31 de maio. As inscrições podem ser feitas no link disponibilizado pelo governo.

 

Ao todo, são 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD). As aulas serão iniciadas no dia 14 de junho. São 200 mil vagas distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos, em um total de 3.567 turmas.

 

Assaltos a ônibus

 

O governador da Bahia afirmou que câmeras com reconhecimento facial vão reforçar o combate a assaltos a ônibus na Bahia. Entretanto, ele não disse quando a medida será implantada.

 

“Será um sistema de monitoramento através de câmeras em todo o estado, inclusive nos veículos do transporte rodoviário. Estamos concluindo o processo licitatório e devemos assinar o contrato agora já no início de junho para iniciarmos a implantação. Inicialmente, 70 cidades irão receber o monitoramento de câmeras. Elas serão escolhidas levando em conta o mapa da violência, priorizando os lugares de maior incidência de violência”, explicou.

 

Desde o dia 11 de maio, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disponibilizou o sistema Alerta Celular, que tem como objetivo dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas.

 

Ao acessar o site e fazer o cadastro do IMEI, o número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento aos seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho.

*G1BA


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp